Antigo Pastão, novo Geraldo Leão

Estádio foi reinaugurado, mas vice-presidente afirma que ainda há muito a ser feito
terça-feira, 25 de novembro de 2014
por Dayane Emrich
Antigo Pastão, novo Geraldo Leão
Antigo Pastão, novo Geraldo Leão

Pastão. Esse foi o nome oficial pelo qual, durante muitos anos, foi chamado o campo de futebol localizado na Rua José Ernesto Knust, em Conselheiro Paulino. Agora, o local, tradicional nas peladas de domingo e brincadeiras dos meninos da comunidade, após reinauguração no último dia 16, passa a se chamar Estádio Geraldo Leão, em homenagem a um dos responsáveis por sua fundação.

O Campo do Pastão foi fundado em 1970 através da insistência e trabalho de um morador local, Lilton Bravo, o qual, inclusive, dá nome à sede do mesmo, e de outros apaixonados pelo bom futebol como Antônio Português, Renato Bravo, Jorge Muniz, entre outros. Contudo, no início, o campo era um terreno de chão, utilizado por moradores para a prática de esportes. Havia uma vala ao seu entorno, onde era depositado o esgoto de residências próximas. É o que conta Antônio de Souza, atual vice-presidente do Clube Comunitário de Conselheiro Paulino, entidade que administra o Pastão. "Isto aqui era um campo de terrão com um pouco de mato, e por isso recebeu este nome. As traves eram de eucalipto e, onde hoje é a sede, era uma grande favela”, disse ele.

Há exatos trinta anos compondo a diretoria do clube, Antônio, aos 63 anos de idade, conta também que o Clube Comunitário de Conselheiro Paulino foi criado em 1984 e que, atualmente, possui doze membros, entre colaboradores e diretores. Ele lembra ainda que somente em 27 de setembro de 1992 o campo foi construído com a devida estrutura para a realização de jogos e competições. Na época, o terreno foi aterrado, recebeu grama, alambrado, arquibancadas e os gols, ganhando a forma de um verdadeiro campo de futebol. 

A sede, por sua vez, também demorou a ser edificada. Apenas em 6 de maio de 2001 foi concluída. Isso porque não houve verba do governo para a realização da obra. A construção foi feita com a ajuda de diversas empresas de Conselheiro Paulino. 

Desde que foi criado — no início com chão de terra — até os dias de hoje, já com uma estrutura muito superior àquela das primeiras peladas, o Campo do Pastão é de grande importância para a população do bairro, pois além de contar muito sobre a história da comunidade, é, junto com o Ginásio Poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro, uma das únicas áreas de lazer do distrito. 

As consequências da tragédia e a reinauguração

O Campo do Pastão foi um dos pontos de Conselheiro Paulino mais atingidos pela catástrofe de janeiro de 2011. Segundo Antônio, na época presidente do Clube Comunitário, a lama cobriu todo o primeiro andar da sede e alcançou o travessão de um dos gols, destruiu grande parte do gramado e o muro que separava o campo do Colégio Estadual Dr. Feliciano Costa. O vice-presidente falou ainda sobre as dificuldades para a limpeza e recuperação do local. "Pedimos ajuda à comunidade e a empresas privadas. Graças à ajuda de um empresário conseguimos limpar o campo e o resto fomos consertando aos poucos”, disse ele. 

Alguns meses após o ocorrido, o Conselho Municipal de Esportes montou um dossiê das praças esportivas destruídas e o enviou a Brasília. Em resposta, o Ministério dos Esportes encaminhou R$ 600 mil para a reconstrução e reparo das áreas atingidas, sendo o Pastão um dos beneficiados. 

Antônio explicou também a dificuldade e a burocracia para a liberação da verba, o início e a execução das obras. "Eles queriam fazer o ginásio e o campo ao mesmo tempo mas, se isso acontecesse, ambos ficariam fechados até o final da obra. Aí  as crianças ficariam sem lugar para brincar, já que Conselheiro não tem área de lazer. Por isso, decidimos fazer o ginásio primeiro, o que explica parte da demora para a recuperação do campo”, falou. 

Com a reforma, concretizada com a entrega da placa no último dia 16, o Pastão ganhou novas traves e alambrados em toda a extensão, banco de reservas e dois muros, um na entrada do campo e outro para separar a escola ao lado. Com relação ao gramado, apenas algumas áreas que estavam com falhas foram reparadas. 

De acordo com o vice-presidente, contudo, ainda há algumas reformas a serem feitas. "Queremos construir uma cozinha, um depósito e também uma sala para a realização de palestras. Além do mais, temos pretensão de fazer um campo society, no terreno localizado ao lado do campo”, contou. 

Meninos que fazem parte do Projeto Crescer no Esporte

Projetos

Em entrevista para A VOZ DA SERRA, Antônio fez questão de enfatizar a importância do esporte na vida das crianças e jovens, além de deixar claro que o principal objetivo das ações realizadas no campo está inteiramente voltado ao atendimento dos mesmos, numa tentativa de ocupá-los no período em que não estão em sala de aula. "A maioria dos meninos tem o sonho de ser jogador de futebol, mas a nossa meta é, antes de tudo, formar homens”, disse ele. 

Prestes a completar dois anos, o Projeto Crescer no Esporte é uma das atividades oferecidas no Pastão para a comunidade. O programa foi criado em 16 de dezembro de 2012 com o apoio da Isero — uma grande empresa de metalúrgica, localizada em Conselheiro Paulino — e hoje atende cerca de 200 meninos de sete a dezessete anos. 

Toda segunda, quarta-feira e sábados, os meninos se reúnem para jogar o bom e velho futebol, paixão de quase todo brasileiro. Os treinos são organizados de acordo com a idade das crianças e dos jovens. Das 7h às 8h30, é a vez das crianças de sete a treze anos; das 8h30 às 10h, jovens entre 14 e 17 anos. Durante a tarde, os treinos acontecem das 14h às 17h: as crianças no ginásio e os mais velhos no campo. Aos sábados, a festa fica por conta da mistura: 7h às 9h, meninos de sete a onze; 9h às 11h, garotos com 12 e 13 anos; 11h às 12h30, adolescentes de 14 e 15 anos; e das 12h30 às 14h, jovens de 16 e 17 anos.

Para participar do Projeto Crescer no Esporte, a criança que se interessar deve comparecer na sede do campo nos dias e horários dos treinos acompanhada de um responsável, levar atestado médico, declaração do colégio em que estuda, duas fotografias 3x4 e fotocópia da identidade ou da certidão de nascimento. Todo o processo é gratuito. É importante ressaltar ainda que, atualmente, há seis professores de educação física e dois colaboradores trabalhando no projeto como voluntários. 

Entre as outras atividades que acontecem no campo estão os campeonatos de Conselheiro Paulino, Copa dos Veteranos (para maiores de 40 anos) e a Copa da Pelada, todos com jogos aos domingos. 

Atendimento Móvel da Águas também está em Conselheiro

A empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto no município — Águas de Nova Friburgo — lançou, em 2012, o Projeto de Atendimento Móvel. O programa, que tem como objetivo realizar um melhor atendimento à comunidade friburguense, baseia-se em uma unidade itinerante que circula nos pontos estratégicos da cidade, como Conselheiro Paulino, Olaria e Lumiar. 

A van do atendimento móvel oferece os mesmos serviços disponibilizados na loja da empresa, localizada no centro da cidade. A ideia do projeto é que o cliente não precise ir até o estabelecimento para expor suas opiniões, tirar dúvidas e solucionar problemas. O automóvel é equipado com ar-condicionado, impressora, laptop e gerador, e possui licença da Prefeitura para permanecer nos locais citados. 

A van fica localizada na Praça 1° de Maio, em Olaria, às segundas-feiras; na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino, toda terça-feira e na Praça no início da Rua Guilherme Spitz, em Lumiar, toda quarta-feira. O horário de atendimento é das 9h às 16h30. Para se ter ideia da importância do serviço, semanalmente, em cada ponto estratégico, aproximadamente 75 clientes são recebidos por um atendente. Além disso, desde a implantação do projeto, em 2012, mais de nove mil clientes já se beneficiaram com o projeto da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Pastão | Geraldo Leão | Campo
Publicidade