Festival de Truta vem superando as expectativas dos organizadores

domingo, 16 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Festival de Truta vem superando as expectativas dos organizadores
Festival de Truta vem superando as expectativas dos organizadores

Texto: Flávia Namem / Fotos: Regina Lo Bianco

Aberto no início do mês, o Festival de Truta de Nova Friburgo vem movimentando os principais restaurantes da cidade com pratos especiais à base do peixe, muito apreciado pela textura macia e sabor delicado. Receitas exclusivas, com ingredientes variados, são o destaque do festival, que chega a sua 8ª edição reunindo 40 participantes — entre badalados restaurantes, hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais. 

O evento, que prossegue até o fim do mês, tem atraído muitos turistas e visitantes à cidade, conforme projeção do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, que realiza o evento em parceria com patrocinadores e apoiadores. "Só na primeira semana de festival, a taxa de ocupação hoteleira chegou a 65% contra 58% no mesmo período do ano passado, superando as nossas expectativas”, afirma a gerente da entidade, Valéria Kratochwill. Ela ressalta que o consumo de truta também deve registrar um aumento em relação ao festival de 2013. "Ano passado, vendemos mil pratos de truta, número que deve ter um crescimento de 15% nesta edição segundo nossas estimativas”, observa Valéria.

Os chefs de cozinha estão animados com os bons resultados do evento até o momento. "Antes do início do festival, já havia procura pelo prato que criei para esta edição. Foi uma surpresa para mim e uma mostra de que a truta vem conquistando os paladares e que a cada ano o evento ganha mais força”, afirma a chef Márcia Leal de Matos, do restaurante O Bode Expiatório.  

Mais detalhes do evento podem ser obtidos no site www.festivaldetruta.com.br, onde consta a relação completa dos participantes e as receitas que estão sendo servidas nesta edição. Na "Casa da Truta”, instalada no Centro de Turismo, também é possível obter mais informações.  

 

Além da maciez e sabor, peixe tem baixas calorias e é rico em ômega-3

Originária da Dinamarca, a truta foi introduzida em 1952 nas águas frias, puras e cristalinas de Nova Friburgo, onde encontrou o ambiente ideal para sua reprodução. Isso porque o peixe só sobrevive em águas limpas e correntes, com temperaturas entre 8º C e 18ºC, como as encontradas nas montanhas friburguenses. Esse é um fator determinante para o cultivo da truta, que não sobrevive em águas turvas. 

Vale destacar que a truta é um dos peixes mais apreciados pelos chefs de todo o mundo, por conta da sua carne tenra, saborosa e espinha dorsal única, que facilita o preparo e a degustação. Assim como o salmão e o atum, a truta possui ômega-3 e baixo teor de calorias, auxiliando no combate ao colesterol ruim e na perda de peso. Com alto valor nutritivo, a truta ainda é rica em cálcio, fósforo, selênio, sais minerais e vitaminas. 





CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Festival de Truta | Truta | festival | Convention & Visitor Bureau | Turismo | Gastronomia
Publicidade