Luiz Fernando Pezão fez na manhã de ontem, 12, sua primeira visita a Nova Friburgo na condição de governador reeleito, com o intuito de entregar mais 280 apartamentos do conjunto habitacional Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino, a desabrigados pelas chuvas de janeiro de 2011. Com a nova inauguração — a sexta desde a tragédia climática — o número de unidades entregues em Nova Friburgo chegou a 1.557.
Iniciada com pouco mais de meia hora de atraso, a cerimônia foi marcada pela objetividade. Tão logo chegou ao local, Pezão fez a vistoria da primeira unidade a ser entregue, em companhia do prefeito Rogério Cabral, do deputado estadual André Corrêa, e do secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior. De lá, a comitiva seguiu diretamente para o palanque, onde ganhou a companhia da vice-prefeita Grace Arruda, de vereadores da base governista, além de prefeitos e parlamentares de cidades vizinhas, como Santa Maria Madalena, Cordeiro, Trajano de Moraes e Macuco.
Ao todo, foram feitos apenas três discursos. O primeiro coube à superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcele Sardinha de Almeida, que destacou a qualidade da obra. "Nós estamos entregando hoje 280 apartamentos, com aproximadamente 43m² cada. Todos com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, além da infraestrutura externa para garantir as condições de habitabilidade do empreendimento. Dou os parabéns à construtora pela qualidade do imóvel que estão entregando”. Representando o governo federal, Marcele lembrou ainda as mais de três milhões de pessoas que já foram atendidas pelo programa Minha Casa Minha Vida.
Em seguida foi a vez do prefeito Rogério Cabral fazer uso do microfone. Ao longo de quatro minutos, Rogério destacou a importância e os benefícios da parceria entre as três esferas de governo, tomando o Terra Nova como exemplo. "É preciso agradecer ao governo federal pelos recursos do Minha Casa Minha Vida, sem os quais essa entrega não estaria acontecendo. E é também importante lembrar dos investimentos que o governo estadual fez aqui, para que essa área pudesse ser utilizada para a construção. Sem os recursos estaduais, jamais essa obra poderia estar sendo entregue”. Antes de encerrar sua participação, o prefeito ainda prometeu a inauguração do Cidade Inteligente em dezembro, e lembrou outras obras que também estão sendo realizadas em parceria com o estado, como a contenção de encostas, a drenagem do Rio Bengalas e o asfaltamento das ruas em Olaria.
Por fim, coube ao governador encerrar a cerimônia. Sob aplausos dos presentes, e após uma queima de fogos que pareceu excessiva, Pezão iniciou um discurso que durou 13 minutos e reservou muitas declarações de carinho a Nova Friburgo e região. "Eu sou muito grato à minha cidade, Piraí, que me lançou na política e me permitiu ser governador do estado. Mas hoje posso dizer que meu coração está dividido em duas metades, e uma delas é de Nova Friburgo”. Sobre o andamento das obras, Pezão também fez elogios aos envolvidos. "Em pouco mais de três anos e meio nós já entregamos 1500 apartamentos aqui, e até o fim de 2014 serão mais 780. Mesmo com toda a burocracia da administração pública, estamos conseguindo manter um ritmo de construção mais forte do que o da iniciativa privada”, comemorou. "E o mais importante é que são bons apartamentos, moradias de classe média. No mercado, apartamentos como esse são avaliados entre R$100 e R$120 mil ou mais”, arriscou o governador.
Ao encerrar sua fala, o governador prometeu retornar a Nova Friburgo ainda este ano, e também muitas outras vezes ao longo do próximo mandato. "Eu não vou desejar feliz natal a vocês, porque ainda voltarei a Friburgo antes do fim do ano para outras inaugurações. E vai ser sempre assim, enquanto eu for governador. Vocês vão me ver muitas vezes aqui nos próximos anos”, encerrou.
Deixe o seu comentário