‘Regravando Noel’ - Exposição homenageia o poeta da Vila

terça-feira, 11 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
‘Regravando Noel’ - Exposição homenageia o poeta da Vila
‘Regravando Noel’ - Exposição homenageia o poeta da Vila

A exposição "Regravando Noel” está em cartaz no Da Terra Restaurante (Rua Augusto Spinelli 116, Centro), onde segue até o dia 4 de janeiro de 2015. Presta homenagem a Noel Rosa, o "Poeta da Vila”, na visão de seis artistas contemporâneos: Bernardo Domingos, Djanane Pamplona, Flávia Tavares, Gabriela Noujaim, Paula Erber e Roberto Armorizzi. Os títulos são canções de Noel Rosa interpretadas em gravuras: "Filosofia”, "Três Apitos”, "Cidade Mulher”, "Feitio de Coração”, "A Dama do Cabaré” e "Onde está a honestidade?”.

A CONCEPÇÃO – O curador da mostra, Bernardo Domingos, lembra que em 2010 completaram-se cem anos de nascimento de Noel Rosa, compositor de mais de cem músicas de sucesso nas vozes de Aracy de Almeida e Orlando Silva, entre outros. Para a ocasião, 19 artistas foram convidados a gravar uma de suas músicas através de imagens, não como ilustração, mas como interpretação, ou seja, uma leitura particular dessas músicas. A exposição "Gravando Noel”, realizada no Bar e Galeria Imaculada, no Rio de Janeiro, ficou aberta ao público de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010. Deixou como legado um pequeno catálogo. 

Cerca de quatro anos depois, por ocasião de uma série de concertos em homenagem ao poeta da Vila, realizados no Teatro Municipal de Nova Friburgo (atual Laercio Ventura), com oferecimento do Grupo de Artes Movimento e Ação (Gama), um desses catálogos chegou às mãos do produtor destes concertos, Júlio Cezar Seabra Cavalcante (Jaburu), que imediatamente relacionou ambos e buscou contato com Bernardo Domingos, a fim de estudar as possibilidades de montar, em Nova Friburgo, uma reedição da mostra "Gravando Noel”, como desdobramento dos concertos.

O tempo foi curto e as gravuras originais foram feitas em pequenas tiragens, de modo que a maioria dos artistas não teria como fazer novas tiragens em tempo hábil para a nova exposição. Assim, apenas cinco gravuras originais fazem parte desta versão da mostra. No entanto, como compensação, ao buscar contato com os artistas da mostra de 2010, Bernardo deparou-se com o trabalho de Gabriela Noujaim, em grandes dimensões e versando sobre o mesmo tema da mostra original, como por encomenda. Pareceu-lhe natural que esse trabalho fizesse parte.

Assim, é com esta conformação final que Bernardo apresenta a mostra "Regravando Noel”: seis músicas de Noel Rosa gravadas nas imagens dos cinco artistas citados. "Desfrutem a sinestesia desses sambas cantados em tinta e papel”, diz o curador.

OS ARTISTAS – Bernardo Domingos é graduado em história da arte pela Uerj. Explora as muitas faces do desenho. É curador independente e coordena ações educativas junto a exposições de arte. Realizou cinco exposições individuais em Niterói e Nova Friburgo e participa regularmente de exposições coletivas em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro.

Djenane Pamplona é doutora em ciências, artista plástica e engenheira, docente da PUC-Rio. Seu trabalho versa sobre o universo feminino, tema recorrente da artista. Iniciou seus estudos com gravura em 1982, no ateliê livre de gravuras da PUC-Rio. Já participou de diversas exposições individuais e coletivas, sendo quatro internacionais.

Flávia Tavares é formada em arte e história da arte pela Uerj e graduada em gravura pela EBA da UFRJ. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, com destaque para a mostra de gravuras de Curitiba, onde obteve prêmio.

Gabriela Noujaim é formada em gravura pela EBA-UFRJ. Explora a serigrafia como expressão artística. Em seus trabalhos, tece relações entre grandes nomes e obras da cultura artística moderna e as questões da feminilidade atuais. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em todo o Brasil.

Paula Erber é artista plástica e arte educadora formada pela Bennet e designer de joias. Formada pela PUC-Rio, estudou gravura em metal e xilogravura no MAM-RJ e na escola de artes visuais do Parque Laje. Realizou exposições individuais e coletivas no Rio de Janeiro e em Lisboa, cidade onde atualmente vive e trabalha.

Roberto Armorizzi é graduado em direito na Suam, pós-graduado em psicanálise e religião, teoria psicanalítica e psicologia junguiana na IBMR e arteterapia e docência do ensino superior na Ucam. Desde 1997 participa de exposições coletivas no Brasil e exterior, com premiações. Dedica-se ao desenho, à pintura e à gravura em sua oficina de arte.

"Regravando Noel” é um oferecimento do Gama e tem a realização de Bernardo Domingos. Menores devem estar acompanhados do responsável.

 

   

 

   


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Noel Rosa | Música | exposição
Publicidade