Karine Knust
Na manhã desta terça-feira, 11, um caminhão foi flagrado parado do lado direito da Avenida Presidente Costa e Silva. O motorista apenas ligou o pisca-alerta e desceu do caminhão, para pedir informações em um posto de combustíveis — onde, aliás, ele poderia ter simplesmente entrado com seu veículo. Por sorte, esta imprudência não causou nenhum acidente, visto que a avenida é bastante movimentada e os carros trafegam em alta velocidade.
No Brasil, cerca de três mil pessoas são vítimas de violência no trânsito todos os meses, um índice quatro vezes maior que o de diversos países desenvolvidos. No entanto, os constantes acidentes já deixaram de fazer parte apenas dos noticiários dos grandes centros e têm mudado a realidade em cidades do interior como Nova Friburgo. E de acordo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem, ao menos 64% dos acidentes são causados por falhas humanas.
É claro que o Brasil e, em especial, Nova Friburgo ainda não estão preparados para comportar o número cada vez maior de veículos que trafegam pelas suas ruas e estradas, e é importante frisar que a desatenção e a irresponsabilidade são dois dos maiores fatores que têm ajudado a engordar as crescentes estatísticas de acidentes no trânsito de todo o país. Vale lembrar também que fazer uso do pisca-alerta em fila dupla ou qualquer outro local impróprio não diminui ou exime o erro de estar infringindo as regras.
Deixe o seu comentário