Na noite da última quinta-feira, 6, o auditório da Câmara de Vereadores foi palco da cerimônia de premiação do 2º Concurso Literário da Câmara Municipal de Nova Friburgo – Troféu João Máximo, uma homenagem ao jornalista, escritor e crítico musical friburguense.
Os participantes concorreram às modalidades Crônica e Poesia, ambos nas categorias juvenil e adulto. Entre os jurados estava a cronista de A VOZ DA SERRA, Ana Blue, que dividiu a responsabilidade de definir os vencedores do concurso com a professora e jurada dos Jogos Florais, Dilva Maria de Moraes, o poeta Edimar Japiaçu e os professores de língua portuguesa Elica Estebanez e Jander Araujo.
A iniciativa teve como objetivo revelar novos talentos friburguenses e incentivar culturalmente jovens e adultos. Para isso, o encontro também contou com diversas atrações musicais desempenhadas pelos alunos da Academia de Artes San Remo, pelo grupo de jovens e adolescentes do Paradox Coral e pelo saxofonista Jalceir Keller.
Um pouco sobre João Máximo
O jornalista, escritor, pesquisador, crítico musical e dentista João Máximo Ferreira nasceu em Nova Friburgo em 1935, mas ainda pequeno se mudou para o Rio de Janeiro. O homenageado da segunda edição do Concurso Literário da Câmara Municipal construiu uma sólida carreira ao longo dos mais de 40 anos de jornalismo, se especializando em futebol e música. João fez parte do quadro de colaboradores de parte da grande imprensa do Rio e São Paulo. Cobriu diversas Copas do Mundo, inclusive a sediada no Brasil este ano. Atualmente, o talentoso jornalista é colaborador do jornal O Globo e da ESPN Brasil, no programa "Loucos por Futebol”.
Vencedores do 2º Concurso Literário Troféu João Máximo
Crônica — categoria adulto:
1º Newton de Souza Nazareth – Obra: "O Despertar na Fazenda”
2º Déborah Simões Colares Raposo – Obra: "Sobre os Laços que Demoram em Silêncio”
3º André Luis Soares – Obra: "Ode à Euterpe”
Crônica — categoria juvenil:
1º Anna Clara Monteiro Gasparelli da Silva – Obra: "Pensamentos de Viagem”
2º Victória Neves Guimarães – Obra: "Grande Curiosidade”
3º Camilla Poubel Costa – Obra: "O Livro”
Poesia — categoria adulto:
1º Déborah Simões Colares Raposo – Obra: "Suas Pipas Guardadas”
2º Newton de Souza Nazaré – Obra: "Extremos”
3º André Luis Soares – Obra: "Elogio ao Silêncio”
4º Marcos Vinicius da Silva Tostes – Obra: "Ficou na Lembrança do Vô João”
Poesia — categoria juvenil:
1º Jhullyene Ferraz – Obra: "Exaurida Tristeza”
2º Thales do Amaral Lima Araujo – Obra: "Indiretas Diretas Para o Seu Coração”
3º André Sathler Gonçalves – Obra: "Sonhos Perdidos”
4º Thaíssa Pereira Tabela de Carvalho – Obra: "Mais Um Dia”
Deixe o seu comentário