ESPORTE - Pilotos de Nova Friburgo colecionam sucessos em competições de enduro de regularidade

terça-feira, 04 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTE - Pilotos de Nova Friburgo colecionam sucessos em competições de enduro de regularidade
ESPORTE - Pilotos de Nova Friburgo colecionam sucessos em competições de enduro de regularidade

Vinicius Gastin

Nas pistas de todo o país, os pilotos de Nova Friburgo levam o nome da cidade, e muitas vezes, a bandeira do município ao pódio das competições. À medida que o enduro de regularidade conquista a preferência dos friburguenses, novos talentos surgem e os resultados positivos aparecem. Felipe Vanelli e Jhonata Moraes são exemplos desse importante capítulo para a história do motociclismo serrano.

Ambos competiram recentemente na sexta e última etapa da Copa EFX Honda de Enduro, em Córrego do Bom Jesus, MG. E não apenas participaram, como conseguiram destaque nas respectivas categorias. Na E4, Jhonata foi o vice-campeão, enquanto Felipe faturou o título na E-5 — apesar de não ter vencido a etapa. O evento reúne alguns dos principais pilotos da modalidade e conta com a participação de atletas de outros países. O percurso totalizou 60 km, debaixo de muito calor e pista repleta de obstáculos.

Na categoria principal, por exemplo, a vitória na prova foi do francês Adrien Metge, mas o português Luis Oliveira aproveitou-se da vantagem adquirida durante o início da temporada e garantiu o troféu de campeão. Na categoria Enduro 1, a vitória do dia ficou com Darso Loch e o campeão foi Gabriel Lemos Badaró. Na E2, Júlio César Elizário, que já havia conquistado o título na prova anterior, foi o primeiro colocado da etapa. Bruno Martins chegou em primeiro na E3 e ficou com o troféu em uma disputa muito equilibrada com Renan Silva. Na E4, a vitória do dia e o primeiro lugar do campeonato foram de Vitor Borges Garcia. Vicente de Melo Júnior foi o primeiro colocado na E5, mas o campeão foi o friburguense Felipe Vanelli. 

Na E6, a vitória foi de Rodolfo Ripamonti, que também comemorou o título. Na E7, José Alexandre Tommazo ficou em primeiro na etapa e na temporada. Guilherme Bueno da Silva fez o mesmo na E8, faturou o dia e também o campeonato. Na Feminina, a campeã Janaína Souza fechou a temporada com mais uma vitória.

 

Rafael Alves é 3º em Volta Redonda

Outra competição importante a nível estadual, a Copa Vale do Café, em Volta Redonda, reuniu centenas de apaixonados por motos e velocidade. Dentre eles o friburguense Rafael Alves, acostumado a participar das grandes competições na modalidade. A experiência do piloto foi determinante para superar os problemas com o equipamento de navegação logo na primeira hora de prova. Desta forma, Rafael venceu a segunda parte da prova, já no período da noite.

O resultado garantiu a terceira colocação na etapa ao atleta de Nova Friburgo, e consequentemente, o segundo lugar na Categoria Over 40. 

"O resultado foi possível graças à ajuda e ao incentivo dos amigos e patrocinadores. Por isso, agradeço a Oficina Balla Racing, André Balla, Gaiamx, Jardel Lazzarotto, ao Jornal A Voz da Serra, Motoraid, Adalto Gomes Filho, Motobrexo e a todos que participaram das aventuras deste ano.”

 

Obstáculos são o maior desafio dos pilotos na modalidade

Jovem Gabriel Alves é um dos destaques no enduro estadual:

objetivo é conseguir recursos para disputar o Brasileiro

 

Gabriel Alves campeão estadual

Em meio a tantos nomes de sucesso no Enduro de Regularidade do estado, um jovem de Nova Friburgo ganha destaque. Pelo segundo ano consecutivo, Gabriel Alves sagrou-se campeão estadual, desta vez na categoria Junior (em 2013 ele levou o título na categoria novato). O domínio do friburguense de apenas 17 anos é tão grande que ele já chegou à última etapa com o título garantido. Desta forma, nem mesmo o pneu furado na prova final impediu a comemoração. Ainda assim, Gabriel foi quarto colocado na etapa.

Influenciado pelo pai, Rafael Alves, Gabriel conquista seu espaço entre os principais pilotos de Enduro. Ambos percorrem juntos as principais trilhas do Rio de Janeiro, e o sonho, a partir de agora, é cruzar o país sobre duas rodas. "A minha vontade é levar o Gabriel para disputar o Campeonato Brasileiro, mas para tanto eu preciso arrumar mais patrocinadores. Ele tem grandes chances de vencer também essa competição”, aposta.

 

O que é enduro de regularidade?

O enduro de regularidade é uma modalidade esportiva praticada com motos especiais, feitas exclusivamente para as off-roads (competições). Dois aparelhos, o road book e o totem, são instalados no guidão e conectados a um sensor de roda para fazer a leitura da velocidade. O preço para transformar a tecnologia em adrenalina não é dos mais baixos: todo o equipamento, incluindo a moto, os aparelhos e os objetos usados pelo piloto custam cerca de 40 mil reais. Para os apaixonados, entretanto, a emoção compensa todo o investimento.

A divisão por categorias no enduro de resistência é determinada pela habilidade do piloto, através da pontuação, velocidade e precisão. Os aparelhos instalados nas motos indicam o tempo — a tolerância é de três segundos, para mais ou para menos —, a velocidade e o caminho a ser percorrido. A cada delimitação não cumprida, alguns pontos são descontados. Cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde a um ponto perdido, enquanto para cada segundo adiantado são descontados três pontos. O piloto que for penalizado menos vezes vence a prova.

A trilha a ser percorrida é um mistério até a véspera do campeonato, quando os pilotos recebem uma planilha com a programação e as orientações do percurso. As provas no estado têm, em média, 120 km de distância e perduram por até seis horas.

 

Resistência, habilidade e competência para administrar o tempo

são características essenciais no enduro de regularidade

 

 

Candidato à presidência do Botafogo, Marcelo Guimarães vai estar em Nova Friburgo no próximo domingo, 9. O concorrente faz oposição ao atual presidente Maurício Assumpção, e vai apresentar as propostas aos alvinegros friburguenses no restaurante Oca Maloca, no Centro. Os interessados em participar do encontro devem entrar em contato pelos telefones 2523-6715 ou 99277-0254 e reservar as vagas, que são limitadas. Dentre os projetos de Marcelo está a possibilidade de criar um título de sócio-proprietário do Botafogo aos moradores da Região Serrana. O evento acontece a partir das 11h.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Pilotos | Enduro | automobilismo
Publicidade