Os problemas no descarte do lixo são frequentes pelas ruas de Nova Friburgo. Além do desrespeito ao horário de coleta, o descarte do lixo em locais inapropriados tem conferido um aspecto de abandono a alguns trechos movimentados da cidade. É o caso do final da Praça Getúlio Vargas, onde está instalado um ecoponto da EBMA. A área costuma ficar repleta de sacolas de lixo comum, num flagrante desrespeito à prática da coleta seletiva.
Vale destacar que os ecopontos são postos de entrega voluntária de material reciclável, daí terem o formato de uma grande caixa coletora marrom, como a localizada na Praça Getúlio Vargas e em vários bairros da cidade. Materiais como papéis, plásticos, vidros e metais podem ser depositados no local para serem posteriormente reaproveitados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Para isso, é preciso que os cidadãos se conscientizem e façam a sua parte através da adoção da coleta seletiva de lixo em suas residências.
É importante frisar que não se deve jogar o lixo orgânico e/ou molhado no Ecoponto para não inutilizar outros materiais. Este tipo de lixo — como restos de alimentos e lixo de banheiro — deve ser recolhido pelo caminhão que faz a coleta regular nas ruas da cidade. As sacolas de lixo comum também não devem ser depositadas no entorno dos ecopontos, como vem ocorrendo na praça.
A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido queixas sobre a falta de conscientização de alguns cidadãos sobre a importância dos ecopontos e a falta de conscientização sobre a importância da coleta seletiva. Apesar de requerer um pouco mais de tempo, a prática contribui para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo e diminuir a poluição. Trata-se de uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta.

Deixe o seu comentário