Disputado em mais de 120 países, o rugby é um esporte muito popular sobretudo em países de colonização inglesa, tais como Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Porém também é popular em diferentes países como Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Rússia, Romênia, Japão, Coreia do Sul e China.
Com um grande potencial ainda para ser descoberto no Brasil, o rugby movimenta milhões de fãs pelo mundo todo. A Copa do Mundo de Rugby, por exemplo, é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de quatro bilhões de pessoas. Patrocínios, público, estádios e espetáculo dignos de comparação aos mundiais de Futebol e às Olimpíadas, os dois primeiros eventos da lista. Apesar de não ser tão conhecido do grande público brasileiro, o rugby vem crescendo de forma bastante dinâmica em nosso país.
A versão mais tradicional do rugby é o 15-a-side, ou simplesmente rugby 15. O número faz referência à quantidade de jogadores em cada equipe. De qualquer forma, outras modalidades como o rugby 7, tag e o beach rugby vêm crescendo rapidamente nos últimos anos.
Principalmente o rugby 7, modalidade dinâmica e rápida do esporte com apenas 7 jogadores em cada equipe, vem chamando a atenção de muitos torcedores e atraindo novos praticantes em todo o mundo depois de sua volta às Olimpíadas — com inauguração prevista aqui no Brasil em 2016.
O FRIBURGO RUGBY FOOTBALL CLUBE
Iniciado em 12/03/2007, surgido a partir de ações de um grupo de amigos, o Friburgo Rugby Football Clube foi o primeiro time de rugby da Região Serrana, criado com o intuito de difundir o esporte na cidade. Porém, em pouco tempo, a garra e a determinação da equipe os levaram pra um alto nível de competição, e já no ano de 2008 se consagraram campeões estaduais da Série B — fato que abriu as portas para participação da equipe de Nova Friburgo na elite do rugby fluminense.
As conquistas da equipe não param por aí. Fora de campo, é possível citar a criação da escolinha, que atende a jovens de ambos os sexos e de todas as idades, sem nenhum fim lucrativo. Este projeto já existe há quase dois anos e rendeu bons frutos, como a criação do time feminino e a convocação de vários atletas para a Seleção Fluminense.
Atualmente, o time principal do Friburgo Rugby disputa a Série B do Campeonato Estadual. Apesar de ter conquistado o direito de participar da Série A, o presidente da equipe, Juca Santo, afirma que a estrutura, principalmente financeira, do clube dificulta a disputa na elite estadual. "Eu optei por disputarmos a segunda divisão por dois motivos. Nesse campeonato tenho a oportunidade de escalar jogadores iniciantes, formados na base da nossa escolinha, além de os custos serem bem mais baixos. Apesar de recebermos alguma ajuda, ainda estamos longe de uma situação financeira ideal.” A equipe friburguense está invicta, com quatro partidas disputadas e vencendo todas.
A próxima etapa do Campeonato Estadual da Série B será realizada em Nova Friburgo. Neste sábado, 13, o Friburgo Rugby receberá outras cinco equipes do Estado, no Estádio Guilherme Gripp, no Distrito de Amparo. Com início do evento previsto para as 13h, a equipe de Nova Friburgo enfrentará o UFF Rugby, de Niterói, por volta das 15h.
Deixe o seu comentário