Uma banda caracteriza-se como independente justamente por não depender da estrutura das grandes gravadoras, assim como de empresários. Geralmente, os próprios músicos produzem os álbuns e organizam os shows, assim como trabalham para a divulgação do seu trabalho. Existem muitos artistas independentes em Nova Friburgo, com uma cena bem variada, que possui desde grupos de rock até cantores de rap.
O coletivo de produção cultural independente Serra Elétrica, formado no ano de 2010, em Nova Friburgo, tem ampla atuação na cidade, promovendo o trabalho desses artistas e integrando cada vez mais a música friburguense. Segundo João Leonardo de Almeida, produtor cultural e músico atuante do coletivo, uma das principais metas do Serra Elétrica agora é lançar uma coletânea com o trabalho de diversos artistas da cidade. "A coletânea já está em curso, eu estou terminando de finalizar os materiais para mandar para a prensagem e acredito que até novembro o disco já estará à venda”. O álbum trará músicas dos artistas Combo S/A, O Vazio, O Bira Já, Camerata Violétrica, Fábio FG e Jozi Luca.
Em entrevista, os músicos que participaram da Primeira Mostra de Música Independente, que ocorreu na Choperia Mais 1, no dia 4 de setembro, falaram da dificuldade que é para se marcar apresentações e conseguir divulgação em Nova Friburgo, uma cidade que oferece poucas casas de shows e oportunidades para os músicos tocarem. "A cena em Nova Friburgo está começando a se estruturar. O problema maior aqui é a questão de lugar pra tocar. Mas a gente está juntando o pessoal para tentar abrir espaço na marra”, comenta Victor Nogueira, tecladista e guitarrista da Combo S/A.
A união desses artistas é o que realmente faz com que os eventos aconteçam. Através de iniciativas como economia criativa e solidária e produção colaborativa é que os artistas conseguem promover e divulgar seu trabalho. Papel também importantíssimo para a divulgação da obra desses músicos é a internet, com sites de compartilhamento de música — como Soundcloud e Palco MP3 — e também com o YouTube, site de compartilhamento de vídeo, que ajuda na divulgação de clipes e também filmagens de shows. Sem contar as redes sociais e blogs, onde podem divulgar agendas e fotos de apresentações, releases, entre outros.
PRIMEIRA MOSTRA DE MÚSICA INDEPENDENTE
A noite do dia 4 de setembro foi bastante especial para vários músicos friburguenses: a Chopperia Mais 1 abriu suas portas para a I Mostra da Música Independente, que contou com apresentações de artistas que fazem trabalhos autorais no município. O evento reuniu as bandas friburguenses O Bira Já, O Vazio, Combo S/A e o cantor Fábio FG, além de uma banda carioca, GranMostarda.
Apesar de a choperia não estar totalmente lotada, os shows foram bastante animados e contaram com interações entre os artistas, com participação dos músicos nas apresentações das outras bandas.
Quem abriu a noite foi a banda O Bira Já, com um repertório bem variado, formado por músicas influenciadas pelo rock das décadas de 1980 e 1990. Em seguida, foi a vez de Fábio FG — que fez participações nos shows das bandas O Bira Já e O Vazio — apresentando seu repertório com várias rimas improvisadas e participação de outros cantores.
A terceira banda da noite foi o grupo O Vazio, com influências do rock clássico e do blues, tocando, além de seu repertório autoral, uma versão da música "Wild Thing”, eternizada pelo guitarrista Jimi Hendrix. No final do show, a banda tocou com músicos do GranMostarda, fazendo uma ótima jam session. Em seguida, a banda carioca se apresentou, com uma performance cheia de virtuosismo e improvisações dentro das músicas.
A banda que encerrou a noite foi a Combo S/A, em uma apresentação cativante, com seu repertório inspirado no som e também no visual das bandas dos anos 1950 e 1960, segurando o público até o fim do evento.
Matéria produzida pelo estagiário Lucas Vieira sob supervisão da chefia de redação.
Deixe o seu comentário