Manter calçadas, ruas, bairros e a cidade limpa é dever de todo cidadão. Mas nem todos colaboram nesse sentido e jogam lixo e entulho em qualquer lugar. Os locais preferidos desses porcalhões são as ruas e estradas ermas, terrenos baldios e bens públicos. É o caso do que vinha acontecendo até há 20 dias na confluência das ruas São Roque e Acre, em Olaria. Junto ao muro dos fundos do Centro de Atendimento Emílio Melhorance (Caem), a creche local, moradores inescrupulosos depositavam lixo e entulho, impondo terrível aspecto ao lugar. A Subprefeitura de Olaria cumpria com seu papel e retirava, volta e meia, o material. Pouco tempo depois, lá estava a calçada com os despejos de novo.
Cansada e irritada com a situação, uma moradora das proximidades, Ivone Pinheiro Rodrigues, tão logo a Subprefeitura de Olaria retirou mais uma vez a sujeira há 20 dias, tomou a iniciativa de lavar a calçada do Caem. Depois de tudo limpinho, não satisfeita, pintou o muro da creche com desenhos coloridos. E em seguida afixou ali um cartaz com a inscrição "O lixo que você coloca aqui não fala, mas diz muito a seu respeito” junto à figura do conhecido personagem Sujismundo.
Ivone conta que a Subprefeitura de Olaria acabava de limpar a calçada do Caem e os moradores das redondezas sujavam tudo outra vez. Era lixo, entulho, móveis velhos, o que acabava juntando ratos, ratazanas e baratas. Um vexame. Quando decidiu lavar a calçada, pintar o muro e afixar os cartazes teve a colaboração do vizinho Renato.
CONSCIENTIZAÇÃO - A iniciativa de Ivone deu certo e ninguém mais depositou lixo, entulho ou móveis velhos na calçada do Caem. Entusiasmado com o procedimento de Ivone, os vizinhos Gilberto Rodas, o conhecido Jacaré, e Rafael da Parada do Pastel resolveram colaborar, cedendo pneus com plantas para pendurar no muro da creche. De acordo com Ivone, está previsto para este fim de semana a fixação de novas placas, sendo uma com a figura de um porquinho, com a inscrição "Aqui está tudo limpinho, vou saindo de fininho”, e outra com agradecimento a todos pela colaboração, inclusive financeira, para a confecção das placas.
A própria Ivone gostou da campanha de conscientização que iniciou e aplaude a reação da vizinhança, afinal, a confluência das ruas São Roque e Acre ficou com aspecto melhor e mais bonito, refletindo positivamente entre os próprios moradores e principalmente quando recebem visitas. Sobre o muro da creche, Ivone diz: "Não ficou uma pintura profissional, mas atingiu a meta que eu queria”. Ela salienta que os vizinhos estão elogiando sua iniciativa, pessoalmente e até pelo Facebook. Empolgada, Ivone pensa até em levar sua ideia para outras comunidades.
Lixeiras em falta na Via Expressa
Um dos locais públicos mais indicados para o lazer em Nova Friburgo é a Avenida José Pires Barroso, a conhecida Via Expressa, que faz a ligação Olaria-Cônego. Muitos moradores não conseguem imaginar a Olaria de hoje sem essa importante via. Com certeza o caos já teria tomado conta do bairro, principalmente com relação ao trânsito. Uma prova disso são os últimos domingos de cada mês, em que a Via Expressa é fechada ao trânsito para o domingo de lazer, paralelamente ao funcionamento da feira livre, que também interrompe o trânsito em algumas das principais vias do bairro.
Dotada de uma ciclovia de 2,5 quilômetros, a Via Expressa é também muito utilizada para caminhadas e corridas ou simples passeios, como famílias inteiras ou mães com carrinho de bebê. Na altura do Roseiral, em Olaria, está sendo construído o complexo da Praça CEU, tomando um naco de um grande terreno, que já serviu para a realização do festival da cerveja, com grandes shows, hoje na memória dos friburguenses.
Quem tem seu cão de estimação também encontra na Via Expressa um bom lugar para uma volta. Porém se depara com um problema: onde deixar as fezes do animal? Isto porque, não há lixeiras em toda a sua extensão. Quem se preocupa com o meio ambiente e não imagina deixar o cão defecar em qualquer lugar solicita às autoridades a imediata instalação das lixeiras, que obviamente servirá para o descarte de outros detritos. Ah, e que o lixo das lixeiras seja recolhido com frequência para que não se acumule.
Não perca
Amabol debate assuntos da comunidade de Olaria
Desde o ano passado os olarienses têm uma tribuna para debater os assuntos de interesse da comunidade. É a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Olaria (Amabol). Inicialmente o local dos encontros era o Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira. Algumas reuniões já foram realizadas no salão da Igreja Batista e na sede do Centro Social Nossa Senhora das Graças. A subsede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) (Shopping Roseiral 25, sobreloja 6) também é um ponto de encontro para os debates, como na noite de ontem, 9.
Atualmente sob a presidência do vice-presidente e presidente interino Francisco Rohen, a Amabol tem tratado de assuntos de interesse dos moradores, como a limpeza do Rio Cônego devido às chuvas de verão; a implantação da linha circular Olaria-Cônego-Cascatinha, o que pouparia a muitos residentes nesses três bairros a vinda ao centro da cidade; o trânsito no bairro, pois apesar de a sede da antiga Autran ser em Olaria a comunidade se ressente da atuação desse órgão municipal devido a diversos problemas em suas vias; e a construção do complexo da Praça CEU, na Via Expressa, cuja gestão será compartilhada entre o poder público municipal e a comunidade organizada.
De uma reunião realizada no ano passado com o prefeito Rogério Cabral, das reivindicações apresentadas uma já foi atendida. Trata-se da substituição da antiga ponte de pedestres que liga a Avenida Julio Antônio Thurler à Via Expressa, nas proximidades da Afape. Outras demandas podem ser acolhidas pela diretoria da Amabol, bastando que sejam apresentadas nas reuniões, abertas à comunidade a cada 15 dias.
Mais informações pelos telefones (22) 9-9887-9628 e 9-9834-8765.
Deixe o seu comentário