Um dia que fez e faz história

domingo, 07 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Um dia que fez e faz história
Um dia que fez e faz história

Sete de Setembro é uma das datas mais importantes da história do país. Dia em que foi proclamada a Independência do Brasil por Dom Pedro I, o evento — ocorrido em 1822 — significou a emancipação política do país latino-americano em relação a Portugal, dando início a um processo de grandes transformações políticas, econômicas e sociais. Tão importante quanto o fato foi o inesquecível grito de Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga. Afinal, quem nunca ouviu a célebre frase "Independência ou morte”? 

Desta forma, tradicionalmente, todos os anos, a maioria das cidades brasileiras realiza os desfiles cívicos. Em Nova Friburgo, no dia em que o Brasil comemora sua independência, estudantes e representantes de diversas escolas públicas e privadas vão às ruas para desfilar cultura e tradição. 

Um ponto que pode ser destacado nos desfiles são as bandas, que sempre atraíram um enorme público. Anos atrás, famílias inteiras disputavam pelo melhor lugar ao longo da Avenida Alberto Braune para ver as bandas locais passarem. Além disso, havia uma saudável rivalidade entre elas, o que deixava a festa ainda mais emocionante. Com muita alegria, as bandas da Fundação (Colégio Nova Friburgo), dos Colégios Modelo, Anchieta, Mercês e Jamil El-Jaick eram as mais notórias.

Ainda hoje, adultos e crianças se reúnem para comemorar a data. As fanfarras da escolas, as bandas militares e os veículos do Exército continuam a chamar atenção de quem ainda faz questão de acompanhar os desfiles. 

Este ano, o desfile de Sete de Setembro comemorará os 189 anos de Independência do Brasil e a Avenida Alberto Braune será, mais uma vez, o palco da festa, que acontece neste domingo, 7.

Para homenagear o Dia da Independência, selecionamos algumas fotos de desfiles anteriores que emocionaram os friburguenses.

 

Tiro de Guerra 

 

Um grande público sempre prestigia o desfile

   

Sanatório Naval

Colégio Canadá

 

Colégio Galdino do Valle Filho

A programação tem início com a concentração dos militares em frente ao Palácio Barão de Nova Friburgo, sede da prefeitura, às 8h. Meia hora depois, haverá hasteamento de bandeiras, com execução dos hinos de Nova Friburgo e Nacional Brasileiro pela banda Euterpe Friburguense, seguindo-se a passagem em revista à tropa pelo diretor do Sanatório Naval, o capitão de mar e guerra Luiz Carlos da Graça, e o prefeito Rogério Cabral. Logo após as duas autoridades seguem para o palanque oficial.

A primeira parte do desfile tem início previsto para as 8h55, com a banda Euterpe Friburguense, Sanatório Naval, Sociedade Amigos da Marinha, crianças do Projeto Força no Esporte, Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais; banda Campesina Friburguense, Tiro de Guerra, Polícia Militar Motorizada, 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal e colônias.

O início da segunda parte do desfile fica por conta da banda do Colégio Canadá e segue com as bandas dos colégios Odette Penna Muniz, Padre Rafael, Jamil El-Jaick, Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora das Graças, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, Etelvina Schottz, Rui Barbosa e Galdino do Valle Filho; Ponto de Cultura de Olaria e de ex-alunos do Colégio/Ginásio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas. O encerramento do desfile está previsto para o meio-dia.

 Escola Dr. Tuffy El-Jaick

Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick 

 Colégio Nossa Senhora das Mercês

 Colégio Nossa Senhora das Graças

Educandário Miosótis


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade