Além de escolas, comércio diversificado, restaurantes, um condomínio e residências, está localizada no Paissandu a Praça Marcílio Dias, considerada por muitos uma das mais belas da cidade. Contudo, apesar de bem cuidada e com um amplo espaço de lazer para famílias e turistas, a praça praticamente não possui frequentadores. Moradores e comerciantes locais explicam que a ausência de visitantes ocorre devido à dificuldade de acesso — por causa do intenso trânsito de veículos, inclusive os pesados.
Um outro problema da praça, destacado pela população, é a frequência com que moradores de rua permanecem no local e utilizam o coreto, o qual fica sujo e sem condições de uso por visitantes. Além disso, durante a noite, a praça e todo o seu entorno são utilizados como ponto de prostituição.
Porta de entrada para o centro da cidade, o Paissandu, não diferente de outros pontos de Nova Friburgo, sofre com os constantes engarrafamentos, principalmente nos horários de pico — entre as 7h e as 8h da manhã e à tarde, das 17h às 20h. E, por causa da grande quantidade de carros, é comum a ocorrência de pequenos acidentes no local. Além disso, um outro grave problema da localidade é o péssimo estado de placas de sinalização, fundamentais para os diversos visitantes que a cidade recebe, ou mesmo para a própria população do município.
Rosangela Buarque, que mora há oito anos no local, comentou sobre as vantagens e desvantagens do Paissandu: "O bom de morar aqui é que estou no Centro, perto de tudo. Por outro lado, tem muito trânsito e o policiamento deixa a desejar. Sem falar que, em geral, as ruas são escuras, cheias de buraco”, disse.
Nas vias próximas, como a Rua José Tessarollo Santos, a equipe de A VOZ DA SERRA encontrou diversas residências, prédios e muros pichados. Nessa mesma rua, onde fica o Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, uma ponte em péssimas condições, já destacada em reportagem divulgada pela nossa equipe em 6 de dezembro de 2013, põe em risco estudantes e transeuntes. Além disso, a falta de um muro ou grade de contenção ao longo do leito do rio é uma preocupação para quem precisa passar pelo local.
Na Rua Trajano de Almeida, por sua vez, podem ser observados fios de luz caídos e postes fixados no meio das calçadas, o que obrigada pedestres a caminhar ao lado dos carros.
Vale lembrar, contudo, que é no Paissandu que está um importante ponto histórico de Nova Friburgo: a Igreja Luterana, que este ano completou 190 anos. Além de sua arquitetura, a igreja chama atenção pela sua história, a qual se confunde com a de Nova Friburgo, já que foi fundada logo que aqui chegaram os colonos alemães.
Deixe o seu comentário