O Detran reuniu na terça-feira, 5, representantes dos setores de transportes e trânsito de municípios da Região Metropolitana do estado para apresentar o termo de cooperação técnica que tem como objetivo a viabilização e realização de leilões de veículos apreendidos, bem como sua prensagem no caso de serem considerados irrecuperáveis.
O coronel Moreira explicou aos participantes da reunião a importância da Lei Estadual número 6.657, de 26 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a uniformização do procedimento para a realização de leilões de veículos que se encontrem em depósitos de responsabilidade direta ou indireta do poder público no território do Estado do Rio. Essa lei, de iniciativa do Poder Executivo, foi proposta pelo Detran.
O representante do Departamento na reunião, coronel José Marcelo Moreira, ressaltou a importância da prensagem dos veículos irrecuperáveis para diminuição da criminalidade e para melhoria do meio ambiente. Ele lembrou que, ao se vender veículos imprestáveis na forma de sucata, se está alimentando o comércio ilegal de peças. "Com a prensagem, a indústria do crime vai perder essa matéria-prima, ao mesmo tempo em que estamos beneficiando o meio ambiente, ao livrar nossos pátios de milhares de carcaças e de fluídos altamente poluentes”, disse Moreira. Ele informou também que o primeiro órgão a assinar com o Detran o termo de cooperação foi o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER).
O coronel Moreira anunciou que fará reuniões semelhantes com representantes de municípios das regiões Serrana, Sul, Costa Verde, dos Lagos e do Norte e Noroeste fluminenses. Estiveram presentes na reunião de terça-feira representantes dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Magé.
Deixe o seu comentário