Festival Sesc de Inverno 2014 promete trazer muitas novidades para as ruas de Nova Friburgo

domingo, 20 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Festival Sesc de Inverno 2014 promete trazer muitas novidades para as ruas de Nova Friburgo
Festival Sesc de Inverno 2014 promete trazer muitas novidades para as ruas de Nova Friburgo

Fotos: Amanda Tinoco 

A arte de rua, que começou em Nova York no final da década de 60 e chegou ao Brasil no final dos anos 70, atualmente faz parte da identidade visual das grandes cidades e este ano fará parte também do conceito do Festival Sesc de Inverno 2014, que será realizado de 26 de julho a 10 de agosto. Com o slogan "DACORDARUA” e frase de apoio "Arte para ir e vir”, divulgados nesta quinta-feira, 17, no coquetel de lançamento do 13º Festival Sesc de Inverno, a programação deste ano promete surpreender a todos. O evento, realizado na sede da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), começou por volta das 19h e reuniu cerca de cinquenta convidados, contando com a presença de representantes da imprensa friburguense, poder público, Sesc e CDL. 

Na ocasião, foram apresentadas as principais programações que percorrerão as três principais cidades da Região Serrana. Segundo o gerente de cultura do Sesc Rio, Marcos Henrique Rego, a proposta deste ano é levar a arte para as ruas: "As novidades já começam pela constituição do que é o Festival de Inverno deste ano. Estamos tratando de arte na urbanidade, que consiste na ideia de ir para os espaços públicos para fazer o máximo possível de expressão artística para o público, esteja onde estiver. Nós teremos espaços oficiais, que receberão uma programação bem específica, mas também teremos desde intervenções urbanas com performances artísticas com o corpo até projeções artísticas e vídeos em pipas e fachadas de prédios”, explica Marcos, que ainda acrescenta: "Na verdade, a grande novidade é que este ano queremos levar a arte a todos os lugares, para que todos tenham acesso a alguma manifestação artística, seja teatro, música, literatura, dança, cinema”. 

Para dar uma pequena amostra de tudo que será realizado durante esses 14 dias de programação, o público já pode conferir um painel inédito que foi grafitado exclusivamente para o evento e que está instalado na sede do Sesc Nova Friburgo. Em Petrópolis e Teresópolis também foram criados painéis artísticos para divulgação. A ideia de deixar informações sobre o Festival em hotéis da cidade também promete aumentar ainda mais o número de espectadores das programações 2014: "Para facilitar o planejamento de visitas dos turistas que normalmente têm que ir até o Centro de Turismo para descobrir quais são as programações culturais da cidade, resolvemos deixar a lista de programação do Festival nos próprios hotéis. É muito mais fácil. E a mesma coisa faremos nos restaurantes, além de ter a brincadeira do ‘Boca Suja’ — que são poesias escritas nos guardanapos —, também deixaremos folhetos de divulgação para aguçar a curiosidade de todos. A nossa ideia é que tanto os moradores quanto os turistas vejam o festival na cidade inteira. Para isso, também teremos a participação do comércio para divulgação, não só no Centro, mas também em outros bairros”, conta Christiane Caetano, superintendente de comunicação do Sesc Rio.

Há treze anos participando de festivais de inverno na Região Serrana, o Sesc tem preparado uma programação especial com 80% das apresentações gratuitas. De acordo com Carlos Rocha, gerente do Sesc Nova Friburgo, um evento como esse é de suma importância para o desenvolvimento da região: "Participar de um evento como esse é fundamental para a cultura da população de uma forma geral e para o fortalecimento do turismo e da economia, principalmente numa época de alta temporada. A criação de novas plateias e novos palcos para os artistas locais, que estão sempre incluídos na programação, é muito importante. Sem contar com a formação do senso crítico e da cidadania do indivíduo”.

 

"A grande novidade é que este ano queremos levar a arte a todos os lugares para

que todos tenham acesso a manifestações artísticas”, diz Marcos Henrique Rego, gerente de cultura do Sesc Rio

 

Para o gerente do Sesc Nova Friburgo, Carlos Rocha, um evento como o Festival Sesc de

Inverno é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento econômico e cultural da região


Caravana Sesc e oficinas

Para levar apresentações a locais que não têm a tradição de receber programação cultural, o Sesc preparou para o Festival deste ano uma caravana que percorrerá pontos estratégicos de localidades mais afastadas do centro da cidade, como Amparo e Riograndina, com espetáculos teatrais, atividades literárias e de artes visuais, exibições de cinema e performances. "A ideia é que a caravana leve parte significativa da programação para dentro dos bairros. Mesmo com alguma dificuldade de acesso até o centro da cidade, queremos que as pessoas tenham a possibilidade de assistir a algum espetáculo na sua esquina, no seu bairro”, afirma Marcos Henrique. 

Além disso, o espaço do Sesc abrigará oficinas para todos que estiverem interessados em aprender um pouco mais sobre as vertentes da arte apresentadas durante o festival. "Todas as linguagens culturais vão oferecer oficinas que vão dar conta de técnicas muito específicas de tudo que será exibido na programação artística. O público terá desde a fundição até mesmo o processo de formação. Os artistas que se interessarem em saber como que os espetáculos e técnicas usadas foram formadas terão a possibilidade de ter contato com os profissionais em oficinas”, ainda explica Marcos.  Para participar das oficinas é preciso fazer a inscrição através de contato com a unidade do Sesc Nova Friburgo, através do telefone: (22)2543-5000. 


Programação ao alcance das mãos

Segundo Christiane Caetano, além de contar com divulgação através de comerciais na TV, impressos de todas as cidades, rádios FM, jornais e revista de grande circulação no estado e internet, os interessados também poderão receber a programação e dicas do Festival através do aplicativo WhatsApp. De acordo com Christiane, essa nova forma de comunicação tem um imenso potencial como divulgador: "Para quem se interessar em receber nossas mensagens, a partir da próxima semana vamos divulgar o número do WhatsApp. Mas para validar o cadastro será preciso ligar para o número divulgado, avisar em que cidade reside e a partir daí será adicionado ao grupo que faremos no aplicativo. O objetivo é manter o usuário por dentro de toda a programação e receber dica do espetáculo que estiver acontecendo para não esquecer e poder ir conferir. Além de ser uma forma de ter um relacionamento mais próximo, o método parece eficaz e não é invasivo; só receberá as mensagens quem quiser”.

A abertura do festival será no dia 26 de julho, com uma apresentação musical especial da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, às 20h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Entrada franca. A programação completa e demais informações sobre o 13º Festival de Inverno estão no site www.festivalsescdeinverno.com.br.


Matéria realizada pela estagiária Karine Knust sob supervisão da chefia de redação

 

Presidente da CDL e do Sincomércio, o empresário Braulio Rezende também esteve presente

no coquetel de lançamento da 13º edição do Festival Sesc de Inverno

 

A Superintendente de Comunicação do Sesc Rio, Christiane Caetano, apresentou uma das

novidades do festival: a divulgação da programação em hotéis, restaurantes e através do aplicativo WhatsApp

 

Festival impulsiona turismo e gastronomia da região

O presidente da CDL e do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), Braulio Rezende, diz que o Festival de Inverno facilita o acesso da população friburguense a atividades culturais, já que a maioria das apresentações é gratuita, ao mesmo tempo em que gera atrativos extras para a cidade na alta temporada de turismo. Na última terça-feira, 15, ele reuniu representantes do Sesc e cerca de 30 proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes para definir a participação desses estabelecimentos no Festival de Inverno. 

"Ficou decidido que todos os parceiros terão seus nomes incluídos no site do festival e receberão kits com materiais de divulgação do evento, como adesivos, displays e banners. Os restaurantes criarão pratos especiais de inverno que serão oferecidos aos clientes durante o festival”, contou Braulio.

Superintendente de comunicação do Sesc e presente à reunião, Christiane Caetano revelou que uma das novidades do Festival de Inverno em 2014 são as caravanas com trupe de artistas que circularão pelos bairros, levando programação gratuita aos moradores. Ela assinalou que o Sesc disponibilizará ônibus para transportar o público gratuitamente aos locais dos demais eventos. Em Nova Friburgo, os ônibus sairão da unidade (Avenida Presidente Costa e Silva 231) e farão trajetos para Olaria e Conselheiro Paulino, sempre passando pelo Centro.

"Tentamos ampliar a programação e os lugares assistidos, e acreditamos que as caravanas vão ajudar neste objetivo. Também pensamos que Nova Friburgo, hospedando dois festivais de inverno, mais o Festival de Dança do Sesc (que começou no dia 16 e termina neste domingo, 20), vai conseguir esticar um pouco as férias de inverno e lucrar com isso”, avaliou Christiane Caetano.

  

Atendendo a pedido de Braulio Rezende, unidade vai reativar educação infantil

Na reunião de terça-feira, Christiane Caetano adiantou ao presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, que o Sesc vai acolher seu pedido e reabrir a tradicional escola que funcionou durante muito tempo na unidade de Nova Friburgo. No início de junho, ele havia enviado ofício ao Sesc-Rio solicitando atenção especial à unidade, que há mais de 20 anos não recebe melhorias em sua estrutura.

Braulio Rezende lembrou na correspondência que o comércio da cidade cresceu consideravelmente, dois shoppings foram abertos, o número de funcionários aumentou, mas a unidade do Sesc não acompanhou essas mudanças. O presidente da CDL e do Sincomércio ressaltou que o setor de comércio e serviços em Nova Friburgo atende a 13 municípios vizinhos.

"Pedimos obras de reforma nos prédios, expansão das áreas destinadas a esportes e lazer, instalação de novos equipamentos, bem como a prestação de serviços odontológicos e a volta da educação infantil. A escola do Sesc mantinha padrão de qualidade na cidade e significava grande apoio para as famílias dos comerciários. Nosso comércio, em franco desenvolvimento, e nossos funcionários, que desempenham relevante papel na economia da região, merecem uma unidade do Sesc moderna e bem equipada”, concluiu Braulio Rezende.

 

O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende (de óculos), reuniu-se com empresários

para estimular parcerias junto ao festival, possibilitando o desenvolvimento da economia friburguense




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade