O Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo chega a mais uma edição mostrando porque é referência do gênero no Estado do Rio. Ao completar 26 anos — o que faz do evento um dos projetos culturais mais longevos do Sesc Rio —, o Encontro de 2014, que tem início hoje, 16, apresenta uma programação imperdível para quem é amante da dança e das artes. A exemplo de outras edições — quando trouxe à cidade grandes nomes da dança nacional como Ana Botafogo, Balé Estagium, Cisne Negro (SP), Balé da Cidade de São Paulo, Renato Vieira Cia de Dança, Balé da Cidade de Niterói e Cia de Dança Entre os Dentes —, o Sesc Nova Friburgo será, durante cinco dias, palco para o que há de melhor nessa manifestação artística no estado e no país.
O destaque desta edição fica por conta das companhias profissionais. A Cia da Ideia, do Rio de Janeiro, abre o Encontro hoje com o espetáculo "Será!?”, às 14h30, na Praça Getulio Vargas. O espetáculo estreou em 2012 e já foi apresentado em diversos locais no Rio, em São Paulo e Vitória, Espírito Santo. A companhia volta a se apresentar amanhã, 17, com "Batuque Contemporâneo”, elogiado espetáculo que passou por tradicionais espaços do Rio de Janeiro, como o Teatro NET e o Teatro Ziembinski.
Companhias friburguenses marcarão presença no evento, como Estação da Dança, com o espetáculo "Fique à vontade”, e Studio 3 Núcleo de Artes e Dança, com "ELA”. O público também poderá conhecer o trabalho de companhias que possivelmente despontarão no cenário da dança no Rio de Janeiro, já que o evento, ao longo dos anos, se consolidou como um celeiro de grupos que hoje fazem sucesso nos palcos profissionais. Na edição deste ano, a programação conta com a apresentação de 26 companhias amadoras.
Além disso, o 26º Encontro Sesc de Dança terá atividades formativas. A programação, que se estende até o dia 20, envolve oficinas de dança com profissionais de renome como Sueli Guerra (coreógrafa do musical "Tim Maia - Vale Tudo”), Rosinha Pulitini (bailarina solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e Caio Nunes (preparador corporal de diversos artistas de televisão, cinema e teatro). Este último também conduzirá um bate-papo ao lado de Fábio de Mello sobre "A pluralidade da profissão da dança”. Toda a programação tem entrada franca e a classificação é livre.
Confira a programação de hoje e amanhã:
16 de julho
14h30: "Será” (Cia da Ideia/RJ)
Praça Getúlio Vargas.
17 de julho
9h às 10h30: (Sala de dança) Oficina de ballet clássico (Rosinha Pullitini)
10h30 às 12h: Oficina de percussão e movimento consciente através da dança (Sueli Guerra)
14h às 18h (miniauditório): Vídeos sobre dança
20h (quadra):
Sesc Cia de Dança – MG;
Oblivion;
São como palavras;
Grand Pas de Deux Don Quixote;
Fique à Vontade (Estação da Dança - Nova Friburgo);
Batuque Contemporâneo (Cia da Ideia/RJ)
Deixe o seu comentário