Texto: Vinicius Gastin / Fotos: Amanda Tinoco
A mesma emoção do momento da execução do Hino Nacional ainda não foi sentida pelos brasileiros com a bola rolando. O time de Luiz Felipe Scolari não empolgou os torcedores nas duas primeiras partidas do mundial, e alguns, inclusive, já começam a desconfiar da possibilidade de conquistar o hexacampeonato em casa.
No primeiro duelo, com a Croácia, o Brasil venceu por 3 a 1, mas não convenceu. A pressão pela estreia e a boa marcação croata foram apontadas como as principais razões para o desempenho abaixo do esperado. No segundo desafio, contra o México, a Seleção voltou a pecar no setor de criação, finalizou pouco de longa distância e não conseguiu vencer o bloqueio adversário. O goleiro Ochoa, em tarde inspirada, parou Neymar e companhia e frustrou os torcedores presentes ao Castelão, em Fortaleza. Para garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, a equipe verde e amarela precisará de um bom resultado contra Camarões na próxima segunda-feira, 23, às 17h, no Mané Garrincha, em Brasília.
A reportagem de A VOZ DA SERRA foi às ruas para ouvir a opinião dos friburguenses. A maioria pensa ser possível conquistar o título, ainda que de forma menos convicta, mas todos alertam para a necessidade de melhorar o desempenho para tanto. Alguns entrevistados preveem dificuldades nas oitavas de final e pedem mudanças na equipe titular.
"O México começou melhor a partida, mas o Brasil conseguiu equilibrar e até criar mais oportunidades de gols. Ainda dá para ser campeão, é claro, mas o time não fez um bom jogo. Eu, inclusive, testaria o Jô na vaga do Fred na próxima partida.”
Gerson Andreotti, técnico do Friburguense
"Estou até torcendo para a Seleção não se classificar mais. Primeiro por conta de tudo o que está acontecendo no país em termos de corrupção, e depois pelo desempenho fraco do time. O jogo contra o México foi horrível, jogamos com dez apenas, porque o Fred foi nulo. Eu tentaria escalar o Jô e o Ramires no próximo jogo, pelo menos eles têm raça.”
Damião da Silva Pinheiro, 58, marceneiro, Centro
"Da maneira que o Brasil jogou não vai conseguir chegar à final da Copa do Mundo. O time não tem saída de bola e não sabe o que fazer quando tem a posse. Toca demais e produz pouco. Tem que melhorar muito. O Felipão fechou o treino para a imprensa e parece até que ele é um grande estrategista, como era o Luxemburgo, por exemplo. Não é nada disso.”
Carlos da Silva Mello, 73, aposentado, Centro
"O desempenho poderia ter sido muito melhor. Desse jeito, não dá para ser campeão da Copa do Mundo. Se continuar dessa forma, quando jogar contra Espanha ou Holanda, nas oitavas de final, não terá condições de vencer. Nessas fases os adversários são mais difíceis e não poderemos chegar longe desta forma.”
José Coutinho, 71, aposentado, Jardim Califórnia
"Eu achei o jogo péssimo, o desempenho da Seleção foi muito fraco. Eu até conversei com uma amiga de Portugal, e ela falou que os portugueses até gostaram do jogo. Também, pudera, depois da goleada que eles sofreram para a Alemanha. Mas o Brasil não está bem, e eu já não acredito no título. Pode até acontecer, mas não estou confiante.”
Tânia Moura, 24, estudante, Vila Nova
"O Brasil poderia ter jogado muito melhor contra o México. Não gostei do desempenho do time, e acho muito difícil ser campeão jogando dessa maneira. Precisa melhorar bastante, pois há seleções mais fortes na Copa do Mundo.”
Mariana Britto de Azevedo, 21, crediarista, Cônego
"O jogo foi muito ruim, sofrido, eu não aprovei o desempenho da Seleção. Se não melhorar nos próximos jogos, não teremos chances de conquistar o título. Poderá ser eliminado por Espanha e Holanda. O time ainda não agradou aos torcedores e eu esperava mais.”
Jauner, 18, Bela Vista
"Eu ainda acredito na Seleção Brasileira, até porque nenhum outro time empolgou. A Alemanha parece um pouco mais forte, a Holanda começou muito bem, mas é cedo para dizer que alguma delas é favorita. Está muito equilibrado, mas para ser campeão o Brasil precisa melhorar bem, principalmente o meio-campo.”
Jorge Luiz da Silveira, 48, auxiliar de serviços gerais, Vila Nova
"O Brasil costuma começar mal e crescer durante o campeonato. Esperamos que aconteça novamente desta forma, até porque do jeito que jogou até agora não será possível conquistar o título. Ainda acredito que o Felipão vai acertar o time e poderemos ganhar o hexa em casa.”
Ana Maria Schuenck, 38, empresária, Ponte da Saudade
"Eu não gosto dessa Seleção, desde a convocação. Achei que faltou Kaká, Robinho e outros jogadores mais experientes. O time é muito novo e eu não acredito que consiga ser campeão. Mas quando começar o mata-mata, tudo pode acontecer e a camisa pesa. Com a empolgação da torcida, o Brasil ainda pode chegar longe. Precisa melhorar pra isso acontecer.”
Maurício Santos, 41, vendedor, Mury
Deixe o seu comentário