‘Liberdade e Dignidade Humana’ é o tema do Corpus Christi deste ano

segunda-feira, 16 de junho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
‘Liberdade e Dignidade Humana’ é o tema do Corpus Christi deste ano
‘Liberdade e Dignidade Humana’ é o tema do Corpus Christi deste ano

A Diocese de Nova Friburgo, juntamente com a Prefeitura, está organizando a solenidade de Corpus Christi, que será realizada amanhã, 19, com o tema "Liberdade e Dignidade Humana”. A celebração conta com a tradicional confecção dos tapetes, a partir das 6h, que permanecem expostos durante toda a tarde. 

O programa prevê a concentração dos fiéis às 14h em frente à Matriz de São Bento Abade, no Bairro Ypu. Às 15h, será celebrada missa campal, seguindo-se procissão até a Catedral São João Batista.

A solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV. Consta de missa, procissão e adoração do Santíssimo. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias grandes, sendo uma consumida e a outra apresentada aos fiéis para adoração de Cristo vivo no coração da Igreja.

Em Nova Friburgo, esta celebração teve início há cerca de 100 anos, com os padres do Colégio Anchieta, que seguindo uma tradição jesuíta, passaram a confeccionar tapetes no campo de futebol do educandário. Em 1969, o bispo Dom Clemente Isnard iniciou uma procissão do Colégio Anchieta até a Catedral. Em 1974, a procissão foi transferia para a Paróquia São Bento, também em direção a Catedral, realizando o trajeto que é feito até hoje, sempre precedida da confecção dos tapetes pelas comunidades, colégios católicos, movimentos, serviços, associações e instituições civis e militares. Estão previstos 77 tapetes este ano. 

O coordenador do evento é Bento Bulé Medeiros Ferreira, com quem podem ser obtidas mais informações pelo telefone 99817-7751.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade