Lei Seca estará nas ruas ao fim das partidas da Seleção

domingo, 15 de junho de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A Operação Lei Seca iniciou na quinta-feira, 12, esquema especial para a Copa do Mundo. Todo o efetivo estará à disposição nos dias de jogos da seleção brasileira, realizando ações de conscientização e fiscalização de dia e à noite. A fiscalização é iniciada imediatamente após o término dos jogos, enquanto as equipes de educação entram em campo antes das partidas.

Cerca de 250 agentes percorrem áreas estratégicas da Região Metropolitana e de cidades de médio porte do interior fluminense, levando a mensagem da campanha. Símbolo do projeto, o tradicional balão da Operação Lei Seca ganhou tons de verde e amarelo e aparência de uma bola de futebol, em referência ao Mundial.

De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Marco Andrade, a expectativa é de que cerca de 900 motoristas sejam abordados por dia durante as operações. "Às 15h, antes do primeiro jogo da Seleção, nossas equipes já estavam nas ruas com ações de conscientização, chamando a atenção da sociedade para o fato de que é preciso se divertir e comemorar, mas também voltar para casa com segurança. Este esquema especial vai durar toda a Copa. Estaremos, preventivamente, conscientizando antes dos jogos e atuando na fiscalização logo após o término das partidas, para que possamos comemorar o mundial com a vida preservada”, afirmou o coordenador.

Morador da Barra da Tijuca, o designer Rafael Salles, de 26 anos, aposta na mudança de comportamento dos jovens em relação à mistura nociva de álcool e direção. "A minha geração está muito mais consciente e tem mudado sua mentalidade com a Operação Lei Seca. Hoje, mesmo em época de grandes eventos e comemorações, como a Copa do Mundo, os jovens estão recorrendo a outros meios para voltar para a casa com segurança após a ingestão de bebida alcoólica”, disse Rafael, que já perdeu um amigo, vítima da alcoolemia no trânsito.

Entre um grupo de quatro jovens, o estudante Carlos André Bonfatti, de 19 anos, foi o motorista da vez. "A operação evita muitos acidentes. Sempre fazemos um rodízio. Quem bebe nunca dirige”, disse Carlos André.

PRIMEIRO DIA - Na quinta-feira, 12, e na madrugada de sexta-feira, 13, foram abordados 1.425 motoristas. Destes, 419 foram multados, 74 veículos foram rebocados, 141 motoristas tiveram a CNH recolhida e 165 condutores sofreram sanções administrativas, sendo que quatro deles também sofreram sanções criminais. Os agentes realizaram 1.126 testes com o etilômetro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade