O inverno só começa oficialmente em 21 de junho, mas já faz frio em Nova Friburgo e em boa parte do país. E é nesta época do ano que começam a surgir com mais frequência gripes, viroses e doenças comuns do inverno como asma e rinite.
O auxiliar administrativo Leonardo Campos sofre de asma desde a infância. Ele conta que neste período do ano os sintomas pioram. "Como eu tenho asma, fico com a respiração pior, o nariz sangra bastante e a alergia também piora um pouco por causa do frio. Acho que quando a umidade fica muito baixa, fica muito seco, aí piora bastante, principalmente a respiração. A asma piora e a rinite alérgica também fica muito forte. Minha respiração fica muito ruim.”
Para evitar complicações respiratórias durante o inverno, o pneumologista Waldo Mattos dá dicas de prevenção: "Evitar a exposição exagerada ao frio e evitar estar em ambientes frios sem uma roupa adequada; procurar auxílio médico sempre quando os sintomas são muito intensos ou se agravam nas primeiras 24/48 horas; e tomar bastante água. A hidratação provavelmente funciona como um mecanismo protetor”.
O Ministério da Saúde recomenda não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.
Deixe o seu comentário