Felipe Basilio
Quem optar por ficar em Nova Friburgo durante a Copa do Mundo pode esperar o máximo de segurança. O 11º BPM definiu o esquema de policiamento para o Mundial e afirma que a ostensividade vai aumentar enquanto a competição estiver em andamento. A cobertura será maior onde houver grande aglomeração de pessoas.
A expectativa é de que na Praça Dermeval Barbosa Moreira, na Rua Monte Líbano e no Suspiro haja concentrações de torcedores em dias de jogo e a PM já trabalha estratégias de segurança para esses locais. De acordo com o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Carlos Hespanha, isso indica que a instituição está bem-preparada para promover ações de prevenção nos próximos meses, com o objetivo de fazer com que cada torcedor se divirta de modo seguro. "Estamos aguardando a confirmação dessa potencialização de eventos no município devido à Copa do Mundo. Obviamente, a Polícia Militar será a primeira a saber caso haja algum desses eventos, pela necessidade de certidões de liberação. Estaremos prontos para esse período e torcendo para que a população aproveite com muita festa, se divirta com esse momento marcante para nosso país, e esperando que nossa Seleção vença”, explicou o comandante.
Durante a Copa do Mundo, o regime será especial no 11º BPM. A atenção será maior em dias de jogos do Brasil e em partidas no Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã. O Brasil estreia no mundial no dia 12 de junho, em São Paulo. Por isso, a PM espera uma grande movimentação nas ruas da cidade e preparou um esquema especial tanto para a estreia como para a sequência do torneio. "Em jogos do Brasil e jogos no Rio de Janeiro, foi definido que os efetivos vão permanecer nos quartéis em prontidão. Assim também será com os militares que não estiverem nas ruas”, ressaltou Hespanha.
A Seleção Brasileira realizará a preparação para a Copa do Mundo, em busca do hexacampeonato, na Granja Comary, em Teresópolis. O time canarinho chega à cidade serrana na próxima segunda feira, 26. Com o aumento de turistas e profissionais no município, o 30º BPM solicitou reforço e 32 policiais do 11º BPM foram deslocados para Teresópolis e se apresentaram na última quarta-feira, 21. De acordo com o comando do batalhão de Nova Friburgo, não haverá desfalque no policiamento ostensivo na área sob responsabilidade do tenente-coronel Hespanha. "Esses 32 que foram para Teresópolis estavam em período de férias. A Polícia Militar cancelou as férias dos militares no período de Copa do Mundo e esse descanso será dado posteriormente. Houve até um aumento no policiamento, através do Fecha-Quartel e da escala dos policiais nos serviços extras. A ostensividade foi intensificada”, indicou o comandante, que acrescentou: "Existe a possibilidade de recebermos reforço aqui em caso de eventos hostis, mas essa não é a característica do friburguense. Nossas manifestações ocorreram em grande número mas de forma pacífica, sem depredação como um todo”, pontuou.
Com a chegada do grande evento ao Brasil, as autoridades se preparam para as manifestações que devem ocorrer ao longo da Copa do Mundo. O Rio de Janeiro deve ser um dos focos dos protestos. Contudo, o coronel Hespanha não crê que policiais militares do 11ºBPM sejam deslocados também para a capital fluminense. "O Rio de Janeiro já está bastante policiado. Eu diria que essa possibilidade não existe. A PM vem se estruturando há anos, com o aumento de efetivo há cerca de um terço de três anos pra cá. A Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas apontaram essa necessidade do aumento das tropas. Não está havendo nenhum improviso, ficaremos com nosso batalhão por aqui”, finalizou.
Deixe o seu comentário