Outono é o período ideal para se prevenir contra doenças respiratórias

terça-feira, 08 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Outono é o período ideal para se prevenir contra doenças respiratórias
Outono é o período ideal para se prevenir contra doenças respiratórias

No outono, o ar seco, aliado à queda na temperatura e ao aumento da poluição, contribui para as chamadas "doenças do frio”, somando-se a isso um fator característico da estação: o contato com ácaros de roupas guardadas.

Para se prevenir, é importante estar atento a cuidados que podem fazer a diferença. Recomenda-se que as pessoas evitem o acúmulo de poeira em casa, durmam em local arejado e umedecido (o uso de recipientes com água no quarto é uma alternativa) e se agasalhem bem para sair ao ar livre. O uso de soro fisiológico nos olhos e narinas pode ajudar a diminuir a irritação provocada pelo ar seco.

Quem tem alergia deve evitar o uso de cobertores que soltam pelos e a exposição por muito tempo em ambientes com ar-condicionado. Também se recomenda a lavagem e secagem ao sol de mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.


Vacinação contra a gripe é uma das principais medidas

Outra medida importante nesta época é tomar a vacina contra a gripe. Vale destacar que o outono é o período do ano ideal para se imunizar, porque no inverno o vírus costuma atacar com mais frequência. Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde será promovida de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Um dos fatores que contribuiu para a extensão desta faixa-etária foi o fato de que as taxas de internação em crianças menores de cinco anos, em 2013, se igualou a dos idosos.

O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças até cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população carcerária e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Vale destacar que o período de maior circulação do vírus da gripe é do fim de maio a agosto, daí a importância de se imunizar nesta época que antecede o inverno. Apesar de ser geralmente encarada com uma doença banal, a gripe pode causar sérias complicações, principalmente em crianças, idosos, indivíduos imunodeficientes e pacientes com doenças crônicas. Trata-se de uma doença perigosa que pode se complicar e, em pessoas fragilizadas, levar até a morte. Além disso, a gripe atrapalha a rotina das pessoas e causa uma série de prejuízos no trabalho.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade