PESQUISA sobre hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, divulgada no último dia 7, revelou que a internet é o segundo meio de comunicação mais frequentemente usado pelos brasileiros, atrás da televisão e à frente do rádio.
O LEVANTAMENTO do Ibope ouviu 18.312 brasileiros entre 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado em 848 municípios. Cerca de 200 pesquisadores aplicaram um questionário com 75 perguntas detalhando o uso dos meios de comunicação por gênero, faixa etária, renda familiar, escolaridade, porte do município e atividade. A internet é mais popular entre os jovens de 16 a 25 anos — 48% relataram usá-la diariamente.
O OBJETIVO da pesquisa, que passará a ser realizada anualmente, segundo a Secretaria de Comunicação Social, é "conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira, a fim de subsidiar a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo Federal”.
DOS 18.312 brasileiros entrevistados, 26% declararam utilizar a rede mundial todos os dias. A televisão é assistida diariamente por 65%, o rádio, 21%, os jornais impressos, 6%, e as revistas semanais, 1%. A pesquisa foi aplicada em 848 municípios em todas as regiões brasileiras.
OS NÚMEROS do Ibope revelam com propriedade a aceitação da internet pela população, seja através do público jovem como também adulto. Preocupados com o avanço das redes sociais no país, integrando um grande número de usuários, os governos buscam conhecer estes meios e estudam as melhores formas de atingir a população utilizando a rede mundial de computadores.
ANTENADA nas mudanças sociais e sintonizada nos avanços tecnológicos, A VOZ DA SERRA tem na internet, há muitos anos, um excelente meio de comunicação, tornando mais fácil o acesso dos leitores às suas notícias diariamente. E o número de leitores apurados aumenta frequentemente, revelando que o friburguense utiliza este recurso como ferramenta básica para ficar bem informado. Uma vitória do jornal e um avanço para a sociedade.
Deixe o seu comentário