Vinicius Gastin
O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu novo processo seletivo no início desta semana. Os interessados em concorrer às vagas restantes nas universidades podem acessar o site do programa na internet (www.prouniportal.mec.gov.br) e realizar o cadastro. De acordo com o Ministério da Educação, aproximadamente 50 mil bolsas de estudo ainda estão disponíveis para preenchimento.
As inscrições serão feitas em duas etapas. Na primeira, poderão se candidatar às bolsas professores da rede pública e candidatos do ProUni que se inscreveram em turmas que não se formaram. A partir de hoje, 12, todos os participantes de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 poderão participar do processo, desde que não tenham zerado a redação e tenham obtido pelo menos 450 pontos na média das notas das provas.
Após a inscrição online, os candidatos terão dois dias úteis para comprovar as informações na instituição de ensino pretendida. Esta deverá registrar a comprovação das informações no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni). Caso o estudante não compareça ou a instituição não registre o preenchimento da bolsa, ela volta a ser oferecida pelo sistema. O prazo para inscrição do candidato ainda não matriculado no curso se encerra no dia 26.
Sistema informatizado é novidade
Em 2014, o ProUni completa dez anos de existência e pela primeira vez oferece o sistema de cadastro completamente informatizado. Segundo o MEC, o objetivo é facilitar e agilizar a adesão dos candidatos. Outra novidade está no preenchimento de vagas remanescentes: os estudantes já matriculados nos cursos, que cumprem os requisitos do programa mas não têm a bolsa, poderão pleitear o benefício. Apenas para este primeiro semestre, o programa ofereceu 191,6 mil bolsas. Mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram este ano.
Deixe o seu comentário