O governo do estado, por meio da secretaria de Defesa Civil, inaugurou na sexta, 28, um novo Destacamento de Bombeiro Militar (2/16 DBM). A unidade, localizada na altura do quilômetro 28 da RJ-130 (Tere-Fri), em Bonsucesso, terceiro distrito de Teresópolis, contará com uma viatura Auto Socorro de Emergência (ASE), uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) e uma viatura Auto Rápido (AR — viatura multifuncional).
De acordo com o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, mais 20 destacamentos do Corpo de Bombeiros devem ser inaugurados este ano no estado. "É muito importante integrar parcerias, descentralizar o serviço das sedes e instalar em lugares estratégicos como este. Nós temos cerca de 16 mil bombeiros e mais de 50 destacamentos e queremos que todas as cidades tenham uma unidade”, afirmou o vice-governador.
De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, 12 militares atuarão no novo destacamento diariamente. "A entrega deste quartel atende a uma necessidade técnica em função do escoamento da produção de hortaliças da Região Serrana para o restante do estado, onde o fluxo de caminhões é alto. Os militares poderão dar cobertura a um trecho onde transitam cotidianamente veículos entre Teresópolis e Nova Friburgo. Além disso, é uma região suscetível a deslizamentos de terra. Com a unidade, poderemos reduzir o tempo-resposta para até 10 minutos nos atendimentos. Investimos R$ 650 mil em uma viatura híbrida, que possibilita realizar mais de um serviço”, explicou Simões.
O destacamento será subordinado ao 16º GBM (Teresópolis) e comandado pelo capitão Ian Manso. "Vamos atender não só o 3º distrito de Teresópolis, mas parte de Nova Friburgo, até Conquista, dos quilômetros 8 ao 48 da RJ-130, que era uma área dividida entre dois batalhões. Esta é uma via com grande fluxo e muito suscetível a acidentes. Vamos trabalhar com serviços médicos, de busca e salvamento e combate a incêndio. Temos ainda uma picape 4x4, para atender ocorrências de deslizamento de terra, soterramento e fogo em vegetação, que vai a locais de difícil acesso”, explicou o comandante da unidade.
Deixe o seu comentário