Dicas para curtir o carnaval sem ressaca e outros efeitos colaterais

segunda-feira, 03 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Carnaval é sinônimo de muita alegria e também de excessos no consumo de bebida alcoólica e má alimentação. No fim da festa, porém, o corpo pode sentir os efeitos colaterais desses exageros. O principal é a ressaca, que pode ser evitada com uma dieta adequada e hidratação. Confira algumas dicas de especialistas para curtir a folia sem prejudicar a saúde. Para quem for ingerir bebida alcoólica durante o carnaval, a dica mais valiosa é ter em mente que é de suma importância alimentar-se antes. Dessa forma, o estômago fica protegido e proporciona uma resistência maior ao álcool. Beber bastante água também é uma dica a ser seguida.


(Foto: Amanda Tinoco) 


Quais os alimentos e bebidas mais indicados para os foliões?

  • Água de coco: o álcool tem ação diurética e faz com que a pessoa perca muito potássio e sódio. Além de hidratar, a água de coco repõe estes minerais. 
  • Refrigerante de limão: estimula a produção da enzima ALDH, que metaboliza o álcool ingerido. Além disso, os refrigerantes são feitos à base de água e açúcar, que são essenciais para quem está com ressaca.
  • Banana e laranja: possuem potássio e sódio e diminuem as câimbras, cansaço excessivo e as dores musculares. 
  • Macarrão, bolos e pães: alimentos ricos em carboidratos que, após serem digeridos, se transformam em açúcar para o corpo.
  • Ovo: é um alimento rico na proteína cisteína, que contém glutationa, substância que evita a intoxicação. O ovo é um ótimo aliado na cura da ressaca.
  • Espinafre: contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar os sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado.
  • Atum em lata: ajuda a repor diversos minerais que o corpo perde quando ingere álcool.
  • Grãos integrais: ricos em vitamina B e ácidos que são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos.
  • Tomates: são ricos em vitamina C, glutationa e potássio. 


O que deve ser evitado?

  • Chás e cafés: ambos têm ação diurética e desidratam ainda mais o corpo. Evite então o famoso café sem açúcar, que supostamente é recomendado para amenizar a dor de cabeça.
  • Molho branco e vermelho, queijos amarelos, frituras, leite e carne vermelha: após a ingestão de álcool, o PH do sangue fica mais ácido, então é recomendável evitar todos os alimentos ácidos e gordurosos.


O soro caseiro é indicado para quem está de ressaca ou desidratado?

Sim, pois ele é rico em sódio e glicose, que ajudam a evitar a desidratação. As pessoas podem preparar o soro caseiro da seguinte maneira: diluir em um copo de água filtrada uma pitada de sal e três pitadas de açúcar e misturar bem. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade