Texto: Vinicius Gastin / Fotos: Lúcio Cesar Pereira
Os preparativos para o Carnaval 2014 já começaram. Desde sexta-feira, a Avenida Alberto Braune recebe a estrutura para os desfiles dos blocos de embalo, enredo e escolas de samba. Os postes para reforçar a iluminação da via e garantir o brilho das alegorias e adereços foram colocados e a expectativa é de que as arquibancadas comecem a ser instaladas nas próximas horas.
A programação do Carnaval da Família já foi divulgada pelo governo municipal e prevê, além das tradicionais apresentações pela principal avenida da cidade, a realização de bailes populares na Praça Dermeval Barbosa Moreira e nos distritos de Lumiar, São Pedro, Riograndina e Amparo. Os concursos do Cachorrinho Fantasiado e do Gay do Carnaval também estão entre as atrações deste ano.
Às vésperas do início da folia, a reportagem de A VOZ DA SERRA percorreu as ruas de Nova Friburgo para saber se a população pretende prestigiar o carnaval da cidade. Embora muitos prefiram descansar em locais afastados ou pegar a estrada com destino às praias da região dos lagos, uma boa parcela de friburguenses vai acompanhar as atrações programadas para o município.
"Eu não gosto muito de carnaval e sempre prefiro viajar. Vou para a roça nos próximos dias e só volto depois da quarta-feira de cinzas. Mas, para quem gosta da folia, a programação não é muito atraente. Deveria ter alguma coisa a mais para incentivar as pessoas a ficarem na cidade.”
Celso de Souza, 65, aposentado, Olaria
"Eu vou trabalhar e devo ficar em casa nos momentos livres, até porque eu não gosto de carnaval. De qualquer forma, eu acho a programação da cidade muito fraca. Na verdade, Nova Friburgo estacionou, não houve evolução. Aqui só é bom para quem quer descansar e procura os hotéis e pousadas de Mury, São Pedro da Serra e Lumiar. Sou carioca, estou aqui há 18 anos e não enxergo nenhuma evolução no município.”
Maria de Fátima, 59, auxiliar administrativo, Catarcione
"Dessa vez, infelizmente, eu vou viajar. Mas eu gostaria muito de estar aqui prestigiando os blocos da cidade, como o Bloco das Piranhas, que é bem conhecido por todo mundo. Acho a programação interessante, embora eu pense que poderia ter mais atrações, enfeites pelas ruas, mas não é ruim. As escolas são bem legais e atraem um bom público.”
Carolina Debossan, 23, vendedora, Perissê
"Eu não sou daqui, sou de Cabo Frio, mas acompanho a programação da cidade e não acho atrativa. Embora eu não participe do carnaval, penso que quem gosta vai preferir viajar para algum outro lugar.”
Sebastião Domingos, 57, comerciante
"Moro em Cachoeiras de Macacu e lá o carnaval de Nova Friburgo é bem falado. Muita gente sobe a serra nesse período para aproveitar os dias de folia. O carnaval daqui é muito bem cotado.”
Arnito da Silva Pinto, 49, pedreiro
"Eu tenho um ponto comercial na Avenida Alberto Braune e costumo trabalhar no carnaval. Acho importante que as pessoas prestigiem a festa na cidade, não só pela questão do comércio. Ano passado foi ruim, mas estou esperançoso para este ano. Acredito que as vendas vão aumentar.”
Paulo Cardinot, 64, vendedor, Salinas
"Prestigiar ou não o carnaval de Nova Friburgo sempre depende das atrações de cada ano. Gosto de assistir aos desfiles de escolas e blocos, acho bem tranquilo e agradável. Ainda não decidi se vou viajar ou não, mas gosto do carnaval daqui.”
Marcio dos Santos, 20, estudante, Mury
"Ultimamente, é difícil prestigiar o carnaval daqui. São muitas as prioridades na cidade e o lazer já é fraco. Tem a sexta-feira, que é típica e todo mundo sai, mas no resto não anima. Tem muita coisa para fazer no município e não compensa prestigiar o carnaval.”
Raphael Martinez, 24, estudante, Jardim Califórnia
"Eu só devo vir à rua em um ou dois dias. Talvez só para assistir ao desfile das escolas de samba, até porque não estou muito animada. A gente percebe a cidade abandonada em tantos aspectos, fica difícil pensar em carnaval.”
Juliana Lins Carvalho, 21, auxiliar administrativa, Jardim Califórnia
"Gosto muito do carnaval de Nova Friburgo. Já frequentei outras cidades nessa época e não conheço um lugar melhor do que aqui. A segurança é boa, os desfiles das escolas e blocos têm boa qualidade e acho importante a gente prestigiar o trabalho das pessoas daqui.”
Gilberto Souza, 43, segurança, Alto de Olaria
"Vou prestigiar sim, pois o trabalho dos barracões das escolas de samba e blocos de enredo precisa ser valorizado. Essas pessoas fazem milagres com o pouco recurso disponível e acho que a população friburguense deveria olhar com mais atenção para eles. Vale a pena abrir mão de uma viagem para curtir o carnaval de Nova Friburgo.”
Giselle Moura, 29, autônoma, Nova Suíça
"Nova Friburgo é bem mais segura do que outras cidades, como o próprio Rio de Janeiro, e por isso vou ficar por aqui com meus filhos. A gente pode sair nas ruas tranquilamente, assistir aos desfiles e voltar pra casa até mesmo a pé, no meu caso. Ainda falta alguma coisa para o carnaval daqui se tornar melhor, mas acho bom dessa maneira que é organizado.”
Regina dos Santos Moreira, 42, vendedora, Perissê
Deixe o seu comentário