Vinicius Gastin
Quando entrar em campo neste sábado para enfrentar o Botafogo, às 17h, em Moça Bonita, Jorge Luiz vestirá a camisa 10 do Friburguense pela centésima vez. Desde que chegou ao clube, no segundo semestre de 2010, o meia conquistou espaço e em pouco tempo tornou-se um dos principais jogadores do Tricolor da Serra. Apelidado de maestro pelos torcedores, Jorge comemora a marca e diz ter feito a melhor escolha ao optar pelo time de Nova Friburgo.
"Um empresário tinha contato com o Siqueira [gerente de futebol do Friburguense]. Eu vim, fiz uma boa Copa Rio em 2010, agradei e fiquei pro Carioca do ano seguinte. Eu amadureci muito. Depois da tragédia, decidimos que tínhamos pelo menos que voltar para a primeira divisão, para dar uma alegria para o povo. Hoje me sinto um jogador identificado com o Friburguense. Sou feliz demais no clube.”
Tímido e de poucas palavras, o jogador de 26 anos se transforma dentro de campo. Autor de passes e lançamentos precisos e chute forte, Jorge Luiz gesticula, orienta os companheiros e pressiona a arbitragem quando julga necessário. A postura, adquirida com o tempo, o amadurecimento e as boas atuações no estadual de 2012 o levaram ao Flamengo, onde apenas treinou e sequer teve uma oportunidade no time principal em jogos oficiais. "Apesar de tudo, foi gratificante. Fui da base do Flamengo e retornei como contratado. Foi uma alegria até para o meu pai”, conta.
De volta ao Friburguense, foi emprestado ao Macaé para a disputa da série C nacional no ano passado, e retornou antes mesmo da disputa da Copa Rio no segundo semestre. "Não consegui me adaptar ao Macaé e tive alguns problemas com dirigentes do clube. Voltei para o Friburguense com o objetivo de levar o clube à série D deste ano através da Copa Rio, mas infelizmente não foi possível.”
Desta forma, a esperança de Jorge Luiz é carimbar o passaporte para a competição nacional através do campeonato carioca. "É algo que nos dará a oportunidade de chegar à serie C. E esse acesso mudaria a vida de todos aqui no Friburguense. Pra isso, precisamos reagir no estadual. Eu acho que se vencermos duas partidas nós vamos embalar no campeonato.”
Marcelo e Bruno retornam
O Friburguense terá pela frente um Botafogo com o time inteiramente reserva. Ao contrário do rival, o Tricolor da Serra contará com sua força máxima, uma vez que Marcelo e Bruno retornam após cumprirem suspensão. Apesar das boas atuações de Clayton, na defesa, e de Romulo, que quebrou um jejum de 155 dias sem marcar no meio-campo, a tendência é o técnico Gerson Andreotti retornar à formação das partidas anteriores. Outro adversário será o calor em Bangu: a previsão é de 40ºC no Rio de Janeiro, com sensação térmica de 50ºC.
O Frizão deve ir a campo com Afonso, Sergio Gomes, Cadão, Bruno e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Romulo. Já o Botafogo deverá ser escalado com Renan, Alex, André Bahia, Dankler e Anderson; Airton, Rodrigo Soutto, Renato e Gegê; Elias e Henrique.
Pelo fim do jejum contra grandes
Há oito anos o Friburguense não sabe o que é derrotar um grande clube da capital. A última vez foi em 2006, quando fez 4 a 1 no Fluminense, em Edson Passos. A próxima oportunidade será exatamente com o clube contra quem mais aprontou na história. O Tricolor da Serra saiu vitorioso em sete dos 26 jogos e conseguiu dois empates. No entanto, o jejum contra o alvinegro já dura nove anos.
"A gente costuma jogar bem contra o Botafogo, mas isso não garante nada. Vamos encontrar dificuldades, mesmo sabendo que eles irão utilizar o time reserva”, prevê o atacante Ziquinha.
Dentre as vitórias sobre o alvinegro de General Severiano, uma das mais marcantes é a de 1999. Em pleno Maracanã, o Frizão derrotou o Botafogo por 1x0 com belo gol do atacante Nevada, que havia entrado no segundo tempo de partida.
Bruno (à direita) retorna à defesa do Friburguense após cumprir suspensão
Com o retorno de Marcelo, tendência é de que Romulo volte a atuar no ataque
Raio-X de Jorge Luiz:
Nome: Jorge Luiz Vidal Maciel
Data de nascimento: 03/01/1988
Posição: Meia
Idade: 26
Último clube: Macaé
Total de jogos pelo Frizão: 99
Total de gols: 20
Gols pelo Campeonato Carioca (série A): 5
Gols pelo Campeonato Carioca (série B): 6
Gols pela Copa Rio: 9
Gols pelo Brasileirão série D: 0
Resultados 6ª rodada:
Macaé 2x2 Friburguense, Moacyrzão
Boavista 2x5 Flamengo, Moça Bonita
Cabofriense 3x2 Bangu, Correão
Duque de Caxias x Madureira, Los Lários
Fluminense 3x1 Audax Rio, Cidadania
Volta Redonda 1x2 Vasco, Cidadania
Resende 2x2 Nova Iguaçu, Trabalhador
Botafogo x Bonsucesso, Moça Bonita (13/02)
Classificação - Carioca 2014:
1º - Flamengo - 16 pontos
2º - Vasco - 14 pontos
3º - Fluminense - 13 pontos
4° - Cabofriense - 13 pontos
5º - Nova Iguaçu - 11 pontos
6º - Madureira - 9 pontos
7º - Boavista - 9 pontos
8º - Resende - 7 pontos
9º - Macaé - 5 pontos
10º - Botafogo - 5 pontos
11º - Bangu - 5 pontos
12° - Volta Redonda - 5 pontos
13º - Friburguense - 5 pontos
14° - Bonsucesso - 4 pontos
15º - Duque de Caxias - 2 pontos
16º - Audax - 2 pontos
A 7ª rodada:
08/Fev - Sáb - 17h - Botafogo x Friburguense, Moça Bonita
08/Fev - Sáb - 17h - Madureira x Cabofriense, Cons. Galvão
08/Fev - Sáb - 19h30 - Flamengo x Fluminense, Maracanã
09/Fev - Dom - 17h - Bangu x Macaé, Moça Bonita
09/Fev - Dom - 17h - Audax x Volta Redonda, Los Lários
09/Fev - Dom - 17h - Boavista x Duque de Caxias, Bacaxá
09/Fev - Dom - 17h - Bonsucesso x Resende, Leonidas da Silva
09/Fev - Dom - 17h - Nova Iguaçu x Vasco, Cidadania
Friburguense x Botafogo
Jogos: 26
Vitórias do Friburguense: 7
Vitórias do Botafogo: 17
Empates: 2
Gols do Friburguense: 29
Gols do Botafogo: 71
Jorge Luiz completa o centésimo jogo pelo Frizão: "Eu me sinto realizado no clube”
Em pouco tempo, o meia conquistou a confiança do técnico
Gerson Andreotti e se tornou um dos principais jogadores do elenco
Deixe o seu comentário