A importância de separar o lixo seco e encaminhá-lo para reciclagem costuma ser amplamente divulgada por campanhas ambientais. Além da contribuição para a preservação da natureza, a prática também pode reforçar o orçamento através da venda de materiais como papel, latas e plásticos. Além disso, a concessionária Energisa também lançou uma campanha para transformar o lixo reciclável em bônus para a conta de luz.
A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel e tem como slogan "A sua conta mais leve, a cidade mais limpa”. Para participar, o primeiro passo é se dirigir até o posto móvel de coleta da concessionária para se cadastrar e receber o cartão. O posto funciona das 8h às 16h nas praças de Conselheiro Paulino (segunda-feira), Olaria (terça-feira) e Suspiro (quarta-feira).
Após fazer o cadastro, basta armazenar separadamente materiais que podem ser reciclados como metal, plástico, papel e óleo. É importante separá-los do lixo orgânico, a fim de evitar que fiquem sujos. O papel e o papelão precisam estar secos, limpos e, de preferência, dobrados ou rasgados. As latas e garrafas pet devem estar amassadas e o óleo de cozinha armazenado em garrafas pet.
Vale destacar que o lixo reciclável deve ser levado separado por tipo para ser pesado no posto de coleta. Quanto mais material, maior será o bônus concedido ao cliente, que não deverá esquecer seu cartão. Outros detalhes da campanha, como a lista completa dos materiais que podem ou não ser reciclados, também está disponível no local.
Apesar de requerer um pouco mais de tempo, a coleta seletiva de lixo contribui para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo e diminuir a poluição. Trata-se de uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta — e agora, também, uma boa economia no valor da conta de energia elétrica.
Deixe o seu comentário