O verão este ano em Nova Friburgo está com força total. É bem verdade que, se comparado ao Rio de Janeiro, as temperaturas por aqui têm estado até amenas, entre 18 e 25 graus durante o dia, mas a população local, acostumada com invernos gelados e verões brandos com chuvas rápidas e diárias, tem reclamado bastante das temperaturas incomuns para essas bandas. Por conta disso, o povo adotou novas medidas, como dar importância à hidratação e fazer uso rotineiro de ventiladores e ares-condicionados, estes dois últimos, bens dispensáveis até pouquíssimo tempo atrás. O aumento no consumo de energia vem sendo observado nas contas de luz, que já começaram a chegar. Diante desse "verãozão” atípico, A VOZ DA SERRA foi às ruas do centro da cidade saber o que a população está fazendo para driblar o forte calor. Confira.
"Gosto muito do verão e estou adorando, curtindo essa estação maravilhosa e sempre que possível me refrescando com banhos de piscina. Não há nada melhor que à tarde sentir a brisa refrescante no Centro, onde sentando nos bancos das praças e avenidas, posso bater um bom papo com os amigos. Ainda bem que em Nova Friburgo sopra sempre um vento bem agradável.”
Eulália Eyer, aposentada, Centro
"O melhor do verão é aproveitar o sol e o calor. Mas eu prefiro mesmo é a sombra. É muito gostoso apreciar o dia a dia da cidade sentindo esse ventinho que sempre sopra principalmente à tarde. Depois disso, gosto de seguir para casa e descansar em frente ao ventilador, que fica ligado quando estou em casa. A conta de luz vai chegar com valor alto, mas fazer o quê? É o jeito para livrar-se do calor dessa época. Uma água bem fresca também é muito importante.”
Leda Pinheiro Agda, aposentada, Centro
"Para fugir um pouco do calor que anda fazendo nos últimos dias, sempre que possível vou à praia com a família. Nos períodos em que estou em Friburgo gosto de aproveitar o verão fazendo caminhada, mas sempre à sombra, bebendo água. Ingerir muito líquido nesta época é fundamental para evitar a desidratação. É uma época boa, sem dúvida.”
Roberto Ismélio, aposentado, Centro
"Para suportar o calorzão dessa época prefiro ingerir bastante líquido. Bebo muito água e na hora das refeições dou preferência às saladas. Comidas pesadas nessa época, nem pensar. Para quem está trabalhando e não pode curtir um banho de piscina ou cachoeira, o jeito é se refrescar em casa mesmo. Comprei um circulador de ar novo que ajuda bastante. Acredito que ele não deverá aumentar tanto o consumo de energia esse mês.”
Wanderson de Souza, vendedor, Parque Imperial
"Sou do Rio de Janeiro e moro aqui há 21 anos. Estou acostumada com temperaturas bem altas e acho o verão de Nova Friburgo muito agradável. Nem sinto tanto calor assim, como a população daqui diz que sente. Em frente a minha casa tem uma grande montanha. Acho que é devido a isso que o local é bem fresquinho. À noite dá até para dormir com alguma coberta. Ventilador, então, nem uso.”
Neuza Tavares, do lar, Vila Amélia
"Para enfrentar o calor que anda fazendo tenho buscado beber muita água, sucos, água de coco. É preciso ter muito cuidado com a hidratação nessa época. Sempre que há possibilidade, uns banhos de piscina ou cachoeiras são muito bem-vindos. Quem não gosta de se refrescar nessa época? O verão é mesmo muito bom. É a melhor estação do ano.”
Bruna dos Reis Ribeiro, universitária, Centro
"Acho o verão aqui em Nova Friburgo uma delícia. Nem se compara ao enorme calor do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Trabalho na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, no Grande Rio, e sofro com o calor. Quando retorno para Nova Friburgo é um alívio e tanto. Aqui está sempre fresquinho, com um ventinho agradável nas ruas.”
Alessandra Carreiro Baptista, professora de engenharia, Prado
"Para aguentar o calor só mesmo bebendo muita água mineral, água de coco, sucos e, por que não, também uma cervejinha, sempre que possível. Para quem trabalha só sobra tempo mesmo para um banho de cachoeira ou piscina nos fins de semana. Gosto muito do verão e um ventilador sempre é bem vindo.”
Henrique Braga, autônomo, Cordoeira
"Para poder suportar esse calor tenho aproveitado bastante a piscina com as crianças. Nessa época tenho priorizado também a ingestão maior de líquidos. Muita água e sucos. Em casa, o ar condicionado ameniza bastante. É o jeito, pois em Nova Friburgo todo mundo está mais acostumado com temperaturas mais baixas.”
Tatiana Correia, gerente, Chácara do Paraíso
"Costumo economizar em tudo, mas nesse mês não quero nem ver o valor da conta de luz. Será bem alto, pois sempre que estou em casa o ventilador está ligado. E na minha casa são três aparelhos. O ar-condicionado fica ligado a noite toda. Chego a passar mal com tanto calor. Minha pressão cai e tenho que correr para algum ambiente mais fresco. Reconheço que em vista do Rio de Janeiro, aqui o clima é bem melhor, mas se eu morasse lá acho que já teria morrido de tanto calor.”
Roberto de Alencar Moreira, escriturário, Olaria
"Devido ao forte calor que anda fazendo nos últimos dias tenho procurado sempre os ambientes mais frescos e agradáveis. Procuro também me hidratar melhor bebendo bastante líquido. Estou sempre com uma garrafa de água nas mãos para me refrescar. Quando é necessário ir à rua, o jeito é preferir as calçadas com sombra. Se não, ninguém aguenta caminhar sob o sol forte.”
Nilson Dias, empresário, Braunes
Deixe o seu comentário