Vinicius Gastin
Durante as festas de fim de ano é comum cometer alguns excessos na alimentação. Afinal, são muitas as opções de pratos, salgados e doces, além dos mais variados tipos de bebidas. Com tantas guloseimas, fica difícil resistir às tentações e não fugir da famosa dieta, especialmente no dia da ceia de Natal.
Entretanto, os exageros devem ser evitados. A rabanada e o panetone, típicos nesta época do ano, por exemplo, estão entre as sobremesas mais calóricas. O pernil e o tender são os maiores vilões entre as carnes, enquanto o peru, menos gorduroso, oferece quase metade das calorias. Para controlar o peso sem abrir mão de tantas delícias, a nutricionista Julia Engel recomenda a ingestão moderada desses alimentos.
"Comida saudável não é sinônimo de comida sem graça e nem de comida trabalhosa. Comer bem não é uma prisão de um cardápio restrito, isto é, em momentos especiais como o Natal em família podemos comer de tudo, moderadamente. Basta que estes momentos sejam exceções, e não a regra”, ensina a especialista.
A melhor alternativa é distribuir o consumo pelos dois dias, 24 e 25. Desta forma, o organismo terá um espaço maior de tempo para digerir os alimentos, que geralmente são temperados, gordurosos e tornam o processo mais lento.
Outra dica é não tentar queimar todas as calorias extras em apenas um dia. Os exercícios são importantes e devem ser feitos durante todo o ano, mas exigem um bom condicionamento e regularidade para surtirem o efeito esperado.
Atletas "sofrem” menos...
Para a grande maioria a rotina de exercícios físicos em busca da boa forma torna-se sacrificante. A recompensa neste fim de ano, talvez, seja a maior dificuldade no ganho de peso. No caso dos atletas, a situação é ainda mais confortável. O metabolismo acelerado contribui para a rápida digestão dos alimentos, e impede o acúmulo de gorduras.
Os jogadores do Friburguense, por exemplo, enfrentaram uma pesada rotina de treinos nas últimas semanas. A preparadora física do clube, Ana Paula Siqueira, revela que não há qualquer tipo de recomendação ou restrição alimentar para os atletas durante a ceia de Natal. "Quando temos este tipo de recesso ou até mesmo férias, não há restrições alimentares. Alguns exageram, outros nem tanto. Não tem problemas, principalmente por termos um período de quase 20 dias para o carioca. Na véspera dos treinos, os jogadores costumam pegar leve, pois sabem que terão de treinar no dia seguinte.”
Ana Paula revelou que alguns deles retornam abaixo do peso, e ainda perdem massa muscular. "Quando o time voltar nós vamos realizar a pesagem, e certamente alguns atletas estarão mais magros, outros com menos massa muscular. É raro alguém voltar muito acima do peso. Quem retorna nessas condições, costuma estar com dois ou três quilos a mais. Uma semana e meia de treinos é o bastante para normalizar a situação.”
Para os sedentários a saída é procurar alguma atividade física sob orientação profissional. A movimentação normal do dia a dia também contribui para o gasto calórico (confira a tabela), mas vale a ressalva: os resultados dependem de uma boa alimentação.
Calorias dos alimentos natalinos mais tradicionais
Chester: 75g (4 fatias finas) - 125 kcal
Lombo: 100g (4 fatias finas ou 2 grossas) - 151 a 171 kcal
Pernil: 100g (4 fatias finas ou 2 grossas) - 144 a 180 kcal
Peru: 100g (3 fatias e meia) - 93 kcal
Tender: 100g (4 fatias finas ou 2 grossas) - 130 a 196 kcal
Champanhe: 1 taça (125 ml) - 85 kcal
Arroz com passas: 1 colher de sopa - 45 kcal
Lentilha: 1 concha média (120g) - 160 kcal
Farofa: 1 colher de sopa - 150 kcal
Rabanada: unidade - 155 kcal
Panetone: 1 fatia de 80g - 280 kcal
Gasto calórico por hora ou minuto
(calculado para uma pessoa de 70 kg)
Andar de bicicleta - 180 a 300/hora
Boxe - 11 kcal/min
Caminhar rápido - 520 kcal/hora
Caminhar devagar - 240 kcal/hora
Carregar bebê - 141 kcal/hora
Compras no Supermercado - 270 kcal/hora
Correr - 500 a 900 kcal/hora
Cozinhar - 168 kcal/hora
Dançar - 3,5 kcal/min
Dormir - 60 kcal/hora
Escrever - 10 a 20 kcal/hora
Jogar futebol - 580 kcal/hora
Ginástica aeróbica - 6 kcal/min
Ginástica olímpica - 6 kcal/min
Musculação - 5 kcal/min
Natação - 500 kcal/hora
Pedalar - 6 kcal/min
Deixe o seu comentário