Texto: Flávia Namen / Fotos: Lúcio Cesar Pereira e Amanda Tinoco
Apesar das novidades em decoração natalina e da febre dos pisca-piscas e enfeites iluminados, o tradicional presépio continua tendo lugar de destaque nos espaços públicos e particulares de Nova Friburgo. Nas igrejas, praças e residências, a representação artesanal do nascimento de Jesus continua encantando adultos e crianças por seu importante significado.
A exemplo de anos anteriores, os presépios montados na Catedral São João Batista, na Igreja de São Francisco de Assis e na capela do Colégio Nossa Senhora das Dores vêm chamando a atenção dos fiéis para o verdadeiro sentido do Natal. Isto porque, representam a mais genuína expressão do nascimento de Cristo.
A milenar expressão do cristianismo também foi montada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo. Em meio a outros adereços como renas, bonecos de neve e o tradicional Papai Noel, o singelo presépio continua sendo insubstituível por sua expressão de religiosidade.
Um costume que teve origem com São Francisco de Assis
Há relatos de que a tradição de montar o presépio começou entre os séculos VII e VIII, mas sua origem remonta a São Francisco de Assis, que acabou ganhando a fama de inventor do presépio. O santo estava na cidadezinha de Greccio, na Itália central, no ano de 1223. Em uma gruta próxima a um bosque, teve a inspiração de encenar, na noite de Natal, o momento do nascimento de Cristo. Pediu então a um amigo artesão que recriasse com detalhes a cena. O artesão ergueu um altar simples na gruta e colocou as imagens do Menino Jesus, de Maria e de José. Também foram levados um boi e um burro. Em procissão, os frades entraram no bosque cantando salmos e os camponeses carregavam tochas que iluminavam a noite. Foi realizada uma missa sobre a manjedoura, transformada em altar e São Francisco cantou o Evangelho, com a sua bela voz. Desde então, o costume se propagou e se tornou uma tradição em várias partes do mundo.
A milenar expressão do nascimento de Cristo também é destaque na Praça Dermeval Moreira
Na capela do Colégio Nossa Senhora das Dores, a cena do nascimento de Cristo é reproduzida em detalhes
No presépio da Catedral, uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal
Na Igreja de São Francisco de Assis, a representação ganhou muitas luzes e enfeites
(Foto) O presépio dos Arautos com som, luz e movimento
Presépio catequético dos Arautos do Evangelho deve bater recorde de público
Os Arautos do Evangelho, uma congregação da Igreja Católica, convida a todos para assistir a mais bela história da humanidade: o nascimento de Jesus Cristo, ilustrada em um presépio com luz, som e movimento. Dentro de uma sala que aos poucos vai se escurecendo segue uma emocionante narração pondo ênfase nas partes mais importantes da história da nossa redenção, em 27 minutos.
Localizado na casa do ramo masculino dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo (Rua Dr. Milton Andrade 25, atrás do campo do Friburguense A.C., Parque São Clemente), o presépio tem sido apresentado há vários anos, contando sempre com uma novidade em sua engenharia. Várias emissoras de TV, jornais e sobretudo aqueles que o visitam, propagam a beleza deste presépio catequético.
Este espetáculo fascinou mais de mil pessoas no ano passado e espera este ano superar em público os demais. As apresentações são realizadas aos fins de semana das 14h às 18h. Para demais apresentações deve-se agendar pelos telefones 2523-4582 ou 2523-4458.
Deixe o seu comentário