O escritor Alvaro Ottoni esteve em Cataguases, Minas Gerais, para participar pela segunda vez do projeto "Escrevendo com Escritor”, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, instituição mantida pela indústria têxtil Companhia Industrial Cataguases.
O projeto tem o objetivo de incentivar as artes junto à leitura e a escrita dos alunos das escolas públicas do município. As crianças mergulham no universo literário do autor convidado, lendo seus livros, conhecendo sua biografia, preparando materiais para homenageá-lo, trocando mensagens e criando histórias colaborativamente por meio do blog escrevendocomescritor.blogspot.com.
Em 20 de novembro, Alvaro se encontrou com professores e alunos do curso de pedagogia e promoveu oficina sobre contação de histórias. Para a professora Eliane Pessoa, foi uma noite maravilhosa e de muito aprendizado. Durante a manhã e tarde do dia 21, foi a vez do escritor se encontrar com 500 crianças. Alvaro conversou, escreveu dedicatórias, tirou fotos e recebeu homenagens como cartazes com o tema de suas obras, apresentação de balé e um teatro com a adaptação do livro "O peixe que não sabia nadar”.
Ao dar entrevista para outro projeto do Instituto — Memórias na Rede —, Alvaro agradeceu o convite e falou da emoção em participar deste evento. "Tive que segurar o choro quando vi aquelas crianças gritando o meu nome. Para mim este é o melhor projeto de leitura do Brasil e estou muito feliz por participar pela segunda vez.”
Neste segundo semestre o Escrevendo com o Escritor recebeu o prêmio ARede de Inclusão Digital, na modalidade Setor Privado – Capacitação e Formação, em São Paulo. O prêmio é promovido pela Revista ARede, publicação editada e publicada pela organização sem fins lucrativos Bit Social.
Para a coordenadora do projeto Andrea Toledo, esse segundo semestre foi especial com o reconhecimento do trabalho por meio do prêmio e a visita de Alvaro, que já se tornou um grande amigo. "Gostamos tanto do trabalho do Alvaro que pedimos para que ele retornasse e como sempre o Encontro foi um sucesso.”
Deixe o seu comentário