Inédita na cidade, final estadual do motocross deve marcar a despedida no Motódromo Swian Zanoni

segunda-feira, 09 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Inédita na cidade, final estadual do motocross deve marcar a despedida no Motódromo Swian Zanoni
Inédita na cidade, final estadual do motocross deve marcar a despedida no Motódromo Swian Zanoni

Vinicius Gastin 

O motocross em Nova Friburgo pode ser considerado uma tradição. Seja em competições de nível nacional ou estadual, a modalidade atrai pilotos e turistas de todo o país, e registra recordes de público a cada ano. Neste fim de semana, quando a cidade recebe a última etapa do Campeonato Carioca, a história deve se repetir. Entretanto, com um gosto amargo: a disputa no Motódromo Swian Zanoni, em Conquista, deve marcar a despedida da pista.

Neste sábado, dia 7, ocorrem treinos livres. Já a primeira largada será no domingo, 8, com previsão para às 13h. As categorias Especial, 60 e Nacional terão os campeões definidos na etapa friburguense.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, é organizado pela CabriTeam, sob a supervisão da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj). 


Previsão é de tempo bom

Para garantir a gratuidade do evento, a prefeitura arcou com os custos da etapa no município. Apesar do valor reduzido, a estrutura de arquibancadas, praça de alimentação, tendas para a comercialização de produtos e estacionamento será mantida. Considerado o maior evento esportivo da cidade, o motocross atrai uma média de 30 mil pessoas. 

"Todos os eventos da modalidade que foram realizados em Nova Friburgo, até hoje, sempre atraíram um público muito grande, fora do normal se comparado com outras competições esportivas do município. E a boa notícia é que neste ano estamos realizando o evento com um custo ainda menor. Em 2009 e 2010, a realização da etapa nacional custou cerca de 280 mil reais, e hoje estamos fazendo um evento de alto nível com 62 mil reais”, garantiu o secretário de Esportes, Renato Satyro.

As competições de motocross em Nova Friburgo geralmente são realizadas no mês de agosto, quando as possibilidades de chuva são menores. Entretanto, o fato não preocupa a organização do evento, e a pista recebeu os ajustes necessários para a realização da prova mesmo com o tempo chuvoso das últimas semanas.

"Embora o tempo não ajude, pois em dezembro chove bastante, a previsão é boa. A pista está pronta, e os últimos detalhes foram acertados. Agradeço o esforço do prefeito Rogério Cabral, pois sem a força do poder público, nada disso estaria acontecendo. Vale lembrar o apoio das secretarias de Esportes, Obras, Saúde, Serviços Públicos, Comunicação, Ordem Urbana, Autran e seus respectivos secretários, Sanatório Naval e Cruz Vermelha. Sem o trabalho em conjunto, não seria possível realizar um evento deste porte”, destacou Eduardo Mastrangelo, o Cabritinha, organizador do evento.


Evento deve ser o último no motódromo

Provavelmente, a prova terá um tom de despedida. O motódromo Swian Zanoni deve dar lugar ao Centro de Convenções, como parte do projeto do Parque Industrial de Conquista. De acordo com Cabritinha, a prefeitura prometeu um novo espaço para realizar este tipo de evento nos próximos anos.

"Será a despedida do motódromo, a última prova em uma pista onde tivemos duas finais do Brasileiro, Brasileiro Junior, e pela primeira vez na história, o motocross feminino. Vão ficar na saudade os grandes pegas, e jamais esqueceremos o que nosso grande ídolo Swian aprontou naquela pista. Particularmente, lembro-me do sorriso e das brincadeiras nos dias de treino durante a semana. Além de tudo isso, o visual em Conquista é realmente diferente, e os próprios pilotos gostam. Vamos tentar não sair daquela região, o que não será fácil.”

Desde a construção, o complexo já sediou duas finais de Campeonato Brasileiro — uma delas registrou o recorde de público da competição, cerca de 60 mil pessoas — e duas aberturas de Campeonato Carioca da modalidade. Portanto, esta será a primeira vez que o motódromo friburguense recebe uma final estadual. E, provavelmente, também a última.

 

A final carioca deve marcar a despedida da Pista Swian Zanoni: prefeitura promete novo espaço

 

O motódromo friburguense recebe 30 mil pessoas em média durante o evento

 

Hora da decisão

Nova Friburgo Yetis disputa título da Liffa em Petrópolis

Agora é oficial: Nova Friburgo Yetis e Internacional Wlves, de Petrópolis, decidirão o título da Liga Fluminense de Futebol Americano (Liffa) 2013. Depois de algumas conversas entre as diretorias das equipes e da entidade ficou definida a alteração da data da final para este domingo, 8, às 14h, em Petrópolis.

Na primeira edição do campeonato, Itaperuna BlackStones e Teresópolis Rockers disputaram o troféu — com vitória dos Rockers. Portanto, as equipes friburguense e petropolitana brigam pelo título inédito. 

Para faturar a taça, os Yetis terão que superar os donos da melhor defesa e ataque da competição. O time de Nova Friburgo jamais venceu o rival, embora o histórico seja de equilíbrio: nunca um duelo entre as equipes foi decidido por mais de uma posse de bola. No primeiro encontro, pela última rodada da primeira fase, os Wolves venceram por 7x3, garantiram a melhor campanha e conquistaram o direito de jogar a final da em casa.

"Não só eu, mas todos os jogadores estão motivados a trazer esse título. É uma família que formamos ao longo desses sete anos de existência. Nessa temporada, a qualidade individual de cada jogador sobressaiu e estamos preparados para fazer um ótimo jogo. O nosso maior diferencial é ser o time mais antigo do interior do estado, mas o maior trunfo para trazer o título inédito para Nova Friburgo é o conjunto”, analisou Bruno Ceccon, jogador e presidente do time

 

Yetis estrearam com vitória contra os Rockers, atuais campeões: time de Nova Friburgo tenta título inédito

 

Time friburguense tentará quebrar tabu de jamais ter vencido o adversário

 

Pra fazer história

AFFM/Friburguense disputa título estadual em casa neste domingo

A um passo de fazer história no futebol de mesa estadual, a AFFM/Friburguense decide o título carioca em casa. A partida decisiva contra o Ginástico acontece neste domingo, 8, às 10h, na sede da Associação Friburguense de Futebol de Mesa.

O time de Nova Friburgo venceu a Taça Guanabara, enquanto o Ginástico levou o segundo turno no último domingo, em Petrópolis. 


Adílio confirma presença

Friburguense celebra 20 anos do acesso nesta segunda-feira

O ex-jogador Adílio, volante do Flamengo na década de 80, confirmou presença na festa promovida pelo Friburguense para comemorar os 20 anos do título da série B estadual. O jogador foi um dos principais nomes do Frizão na campanha de 1994.

Cada personalidade receberá um troféu comemorativo durante o evento desta segunda-feira, 9, que terá início com um jogo entre a comissão técnica e os ex-atletas às 11h30. A entrega da premiação está prevista para as 15h, logo após a confraternização. 

Além dos atletas serão agraciados alguns colaboradores, como o ex-prefeito Paulo Azevedo, personalidades como o atual presidente Wagner Faria, o gerente de futebol José Eduardo Siqueira, Jorge Carioca, representante da empresa Lajha, Luiz Fernando Bonan e José Duarte, membros da imprensa local.






CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade