Diretores, professores, coordenadores pedagógicos e servidores do núcleo central da Secretaria Municipal de Educação (SME) assistiram à apresentação do e-cidade, software de gestão municipal, na área de educação na última terça-feira, 3, no Teatro Municipal Laercio Ventura.
O programa Municípios Eficientes – Etapa Expansão, que contempla a implantação do "Software Público e-cidade na área Educação”, tem como objetivo melhorar a gestão da administração escolar nos municípios do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) teve início em 2008 e agora entra na fase prática, através da liberação de uso, importação de informações e capacitação dos multiplicadores/usuários. Desta forma, a vida escolar dos discentes será facilmente acessada pela unidade escolar e pela própria secretaria de qualquer computador com internet.
As vantagens da utilização do e-cidade passam pela abrangência, que pode atender a vários setores de uma prefeitura, embora o módulo da educação seja o mais avançado; é um software livre e público e já está instalado em vários municípios.
Dayse Vianna e Lídia Azevedo, responsáveis pelo Programa Municípios Eficientes no Proderj, e Tiago da Silva, coordenador da Comunidade e-Cidade Educação, expuseram como o sistema funciona e os módulos específicos da educação (alimentação escolar, biblioteca, escolas, secretaria escolar, transporte escolar e portal do aluno).
Uma vez implantado, o e-cidade permitirá um gerenciamento muito mais ágil, evitando que os gestores percam tempo levantando informações, pois estas estarão no sistema.
A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da SME, Alessandra Jaccoud, explicou que os gestores são fundamentais para o sucesso na utilização do sistema, pois depende deles a inserção de dados de forma completa e correta.
A professora Rosali Condack, do colegiado pedagógico, representando o secretário Larry Busquet, destacou os benefícios do sistema, através da informatização dos dados de cada unidade escolar, permitindo a otimização do tempo dos gestores.
Deixe o seu comentário