A renovação da frota da Friburgo Auto Ônibus (Faol) ganhou destaque nacional esta semana. Na tarde de terça-feira, 26, a tradicional OTM Editora realizou o 45º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas e a empresa friburguense foi premiada na categoria Transporte Metropolitano de Passageiros.
Competindo com outras empresas vindas de todo o país, a Faol foi condecorada a partir de avaliações nos quesitos estética, originalidade, segurança, praticidade, identificação e promoção. A ideia inovadora de pintar os ônibus de acordo com as suas áreas de atuação dentro da cidade trouxe benefícios para a população, pois agora é muito mais fácil identificar os carros.
De acordo com o diretor executivo da empresa, Renato Valim, a honraria, exclusiva na região, é mais uma mostra de que os novos investimentos estão trazendo resultados e reconhecimento. "Ver que a mudança trouxe mais comodidade para a população é ótimo. A premiação nacional é o reconhecimento de nosso trabalho e isso nos faz acreditar que é sempre bom apostar em novas ideias que possam facilitar a vida dos nossos clientes.” Entre outras medidas adotadas em 2013, a Faol adquiriu novos ônibus e implementou a bilhetagem eletrônica com o Riocard.
Investimento contínuo
A Faol está constantemente investindo em sua equipe e frota para o atendimento aos passageiros. Com 157 carros, além de veículos de apoio como reboques e carros de fiscalização, a empresa ajuda manter Nova Friburgo em movimento desde 1950.
Em abril deste ano, a Faol adicionou 50 novos ônibus a sua frota. Para receber os novos veículos, uma nova identidade visual foi criada. Concebida pelo designer Jorge Andrade, a nova pintura significa uma importante etapa na história da empresa, pois traz renovação, inovação e facilita a identificação dos veículos pelos usuários. Dividida em três cores — amarelo para a região Norte, azul para o Centro e verde para a região Sul —, a identidade visual da Faol será implantada integralmente no prazo máximo de dois anos. Atualmente, cerca de 60% dos carros já têm o itinerário identificado pela cor da pintura.
Ciente de sua responsabilidade, a Faol foca em prezar pelo bem-estar social. Com cerca de mil e duzentos funcionários em seu quadro, opera 89 linhas urbanas que levam 80 mil pessoas diariamente, entre pagantes e gratuidades, rodando cerca de 1,1 milhão de quilômetros por mês.
A renovação da frota também fez com que a idade média dos carros caísse de 11 anos para 3,7. A medida também contribuiu para que a empresa ganhasse, em todos os seus veículos, o Selo Verde da Fetranspor, garantindo que as emissões de carbono estão dentro dos padrões ambientais.
Deixe o seu comentário