Nem a chuva e o tempo fechado da manhã do último domingo impediram a "casa cheia” para o recital na sede da Euterpe Friburguense (SMBEF). Iniciando o último mês do Ano Euterpe, alunos da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos garantiram momentos especiais ao público que compareceu para prestigiar as apresentações — em alguns casos estreias — de jovens talentos musicais que e emocionaram parentes, amigos, diretores e simpatizantes da agremiação musical.
Tendo como locutor o trompetista João Paulo Francisco Alonso, o recital foi aberto pelo presidente Francisco de Assis da Silva, que falou sobre a grande esperança que a banda Euterpe sente atualmente pelo seu altíssimo nível, e depois lembrou que no próximo sábado, 7, a agremiação estará participando da final da Maratona Estadual de Bandas, no Rio de Janeiro, enquanto também segue como escola de música, missão para a qual foi fundada pelo maestro Samuel Antônio.
Quatro estreias femininas e duas ascensões à banda-escola
Em duas horas de espetáculos, os professores dos diversos naipes de instrumentos conduziram seus respectivos alunos em apresentações individuais e em grupos. O primeiro foi Sergio Malafaia, que entre seus alunos tinha as primeiras estreias: Tamara Machado Teixeira e Debora Duarte Pereira, ambas de 14 anos, anunciando ainda que Debora e a aluna Amanda ascendem, ano que vem, à banda-escola. Depois de Sergio falou o maestro Nelsinho — que além de diretor musical da escola de música é também professor de trompa —, apresentando também seus alunos.
Depois deles, coube a Marco Antonio da Conceição, 1º clarinetista da banda e professor do instrumento, a oportunidade de apresentar mais duas estreias: Denise Duarte Pereira e Paula Muniz Ferreira, ambas de 13 anos. Sempre muito emotivo, o professor Arthur Lima Damaceno apresentou seus alunos de trombone e bombarbino. Além deles, o maestro Nelson citou as presenças dos professores Gilberto Pinheiro, veterano músico, 1º trompete da Euterpe e professor de teoria musical, e Gilney da Silva Oliveira, professor de prática de conjunto e maestro da banda-escola.
Homenagens póstumas
Antes de finalizar, Assis citou as presenças do presidente eleito Paulo Benitez da Silva, do presidente do Conselho Deliberativo Nilson José da Silva e do diretor José Augusto Vianna Lontra, e em duas homenagens póstumas pediu que fosse respeitado um minuto de silêncio pelos falecimentos, naquela semana, de dois euterpistas históricos: o radialista Coracy Martins e o trovador Rodolpho Abbud.
Também o diretor de comunicação da Euterpe, jornalista Girlan Guilland aproveitou para lembrar a figura do maestro fundador, Samuel Antônio dos Santos, cuja data de nascimento transcorreria no próximo domingo, 8 de dezembro.
Em meio às festividades de seu 150º ano, Banda elege novo Presidente
Na quinta-feira, 28, cumprindo o que estabelece seus estatutos e ainda de acordo com edital de convocação publicado no dia 19 de novembro, foi realizada na sede da SMB Euterpe Friburguense assembleia geral ordinária, conduzida pelo presidente do conselho deliberativo, José Nilson da Silva, para eleger sua nova diretoria no biênio 2014/2015. O empresário Paulo Benitez da Silva será o novo presidente da agremiação musical, com posse marcada para o dia 26 de fevereiro do ano que vem, data em que a SMBEF estará completando seu 151º aniversário.
Até lá, o atual presidente Francisco de Assis da Silva — que por força estatutária não pode concorrer à reeleição, pois já cumpriu dois mandatos consecutivos — segue conduzindo a conclusão dos festejos do sesquicentenário. Além de Benitez, foram eleitos os integrantes dos conselhos diretor, deliberativo e fiscal. Enquanto Benitez vai presidir o conselho diretor, tendo como vice-presidentes José Nilson da Silva e José Augusto Vianna Lontra, o conselho deliberativo será presidido pelo professor e ex-vereador Jorge Luiz Ribeiro de Carvalho, tendo como vice-presidente Eloir Perdigão da Fonseca. Os secretários são Wagner William Pimentel (1º) e Rogério Costa Merecci (2º).
Fiscal e Deliberativo - O conselho fiscal será presidido por Laênio Stutz e o secretário é Gilberto Pinheiro. Os demais membros do CF são: Arthur Lima Damaceno, Wagner Rosa Teixeira e Thiago Vidal Corrêa, tendo como suplentes: Jorge Elias Oliveira da Conceição, Clarice Lima Marques e Sérgio Malafaia. O conselho deliberativo é composto ainda por outros 21 membros e sete suplentes, sendo, efetivos: Francisco de Assis da Silva, Tatiana Carestiato da Silva, Maiby Carestiato da Silva, Marcos Antônio da Conceição, Luanna Luciano da Conceição, Wilma Rosário da Conceição, Gilney da Silva Oliveira, João Paulo Alonso, André Penna Furtado, Nayara Boy, Piter de Oliveira Toledo, Francisco de Souza Rondon, Júlio Alves Neto, Nelson Alvarez, Renato Silvio da Costa Merecci, Marlon Oliveira Simeão, Yara Gomes da Conceição, Viviane da Conceição Silva, Hélder da Conceição, Jhonata Serpa e José Luiz de Souza e os suplentes: Tiago Leal, Paulo Vitor Mariath, Bruno Alves Trindade, Leandro Alves, Marcelo Ludolf, Pedro Mineiro e Carlos Antonio Borges.
Deixe o seu comentário