Tombado desde 16 de dezembro de 1985, como patrimônio cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Inepac, o coreto da Praça João XXIII, do jardim de Cantagalo, passará, finalmente, pelas obras de restauração/reforma de que tanto necessita. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Cultura, que solicitou uma visita técnica do Inepac ao coreto em setembro deste ano.
"Já que se trata de um bem tombado como patrimônio cultural do estado, não podemos simplesmente reformar sem que haja autorização do instituto, que também nos dará todas as coordenadas para que o trabalho seja feito de forma a não alterar, em nada, a estrutura e a arquitetura da construção”, disse a secretária interina de Cultura, Ana Paula Giron.
Segundo ela, mesmo assim, o Inepac chamou a atenção da prefeitura, que, há alguns anos, promoveu a troca dos postes de iluminação da praça, incluindo os que se encontravam no canteiro circular que rodeia o coreto. "Durante a reforma, teremos que reimplantar aqueles postes. Ainda bem que eles foram guardados no Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin, na Chácara da Banheira”, esclareceu.
O levantamento dos custos ainda não foi feito, já que a visita técnica, realizada no último dia 16 de outubro pelo arquiteto do Inepac Cícero Batista de Araújo, foi essencial para o levantamento das necessidades da obra, que será realizada em 2014. O arquiteto se convenceu da necessidade do trabalho de restauração e entregou um relatório à secretaria, onde consta, em tópicos, o levantamento das necessidades para a execução do trabalho.
De acordo com o prefeito Saulo Gouvea, a reforma/restauração a ser realizada no coreto — uma construção romântica da década de 1920 — também é resultado da participação popular no governo municipal. "Abrimos as portas da prefeitura para que a comunidade participe e realize, conosco, conforme havia prometido em campanha. Em abril deste ano, através da secretaria de Cultura, realizamos a primeira edição do projeto "9 Cultural”, uma espécie de contagem regressiva para a comemoração dos 200 anos do município, que serão completados em março de 2014. Nessa edição, debatemos a Praça João XXIII e o coreto que está dentro dela, quando a sociedade ali representada foi unânime sobre a necessidade dessa reforma”, destacou o prefeito.
A secretária Ana Paula acrescentou que a necessidade da obra no coreto foi reforçada em agosto, por ocasião da edição do projeto Orçamento Participativo, quando prefeito e secretários visitaram bairros e distritos para ouvir a comunidade para a elaboração dos orçamentos anuais dos próximos quatro anos. "Nas discussões sobre o que fazer no Centro, voltou-se a falar na necessidade de restauração do coreto. No mês seguinte (setembro) já enviamos o pedido de visita técnica ao Inepac, que está resultando nesse trabalho”, concluiu.
Deixe o seu comentário