XVIII Concurso de Cidadania e Civismo

segunda-feira, 02 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
XVIII Concurso de Cidadania e Civismo
XVIII Concurso de Cidadania e Civismo

Na segunda-feira, 25, a Loja Maçônica Indústria e Caridade promoveu em sua sede, na Rua 7 de Setembro, a entrega dos prêmios a alunos da rede pública de ensino municipal e estadual que participaram do XVIII Concurso de Cidadania e Civismo. 

A homenageada do ano, pelos seus 150 anos de fundação, foi a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, tema das redações e desenhos dos concorrentes. A partir deste sábado, 30, os trabalhos premiados serão exibidos para o público na sede da banda, na Avenida Euterpe Friburguense, 53.

A exposição coincide com a realização neste domingo, 1º de dezembro, 10h, de mais um recital dos alunos da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, com entrada franca. A audição de jovens músicos, alguns estreando, sempre oferece momentos de emoção, com as famílias dos respectivos jovens conferindo o resultado do trabalho da instituição no ensino da música, no primeiro curso profissionalizante, do município.

 

Cerca de 4.000 trabalhos de 98 escolas e colégios

Autoridades e convidados compareceram ao Palácio Maçônico de Nova Friburgo para a tradicional cerimônia de premiação da 18ª edição do concurso de cidadania e civismo, no qual foram avaliados 3.986 trabalhos de 98 escolas, segundo o coordenador Juarez Manhães. Os prêmios — bicicletas e laptops — foram entregues aos classificados até o 3º lugar.

Com desenhos sob o tema "Música na Natureza” (estudantes da 1ª a 3ª série do Ensino Fundamental) e "Meu Instrumento Musical” (4ª a 6ª séries do EF), além das redações de 7ª a 8ª séries e do Ensino Médio (1º ao 3º ano) sobre "A Importância da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense no contexto social, histórico e cultural no desenvolvimento de Nova Friburgo”, a entrega dos prêmios foi conduzida pelo venerável Jadir Portugal de Oliveira, junto ao presidente antecessor, Érico Antônio Gripp.

A cerimônia contou com as presenças de diretores da Euterpe, acompanhando os presidentes Francisco de Assis da Silva (Conselho Diretor) e José Nilson da Silva (Conselho Deliberativo), e dos diretores de Comunicação, Girlan Guilland, e de Cultura, Manoel Ricardo Salgueiro. O maestro Nelson José da Silva Neto conduziu a banda na execução do hino Nacional do Brasil e do Centenário de Nova Friburgo, além do clássico "Asa Branca”, do repertório de Luiz Gonzaga do Nascimento, um dos mais expressivos integrantes da maçonaria no país.


Aos vencedores

A entrega dos prêmios foi conduzida por Raul Jarbas Soares de Abreu, aos seguintes alunos:

Desenho – "A Música na Natureza” (1ª a 3ª série fundamental): 1º lugar, Monara Ouverney do Amaral, da Escola Municipal Batista; 2º lugar, Ana Paula Macário Moreira, da E.M. Décio Monteiro Soares; e 3º lugar, Amanda Araújo Soares, da E. M. Claudecir A. de Lima.

Desenho – "Meu instrumento Musical” (4ª a 6ª séries do fundamental): 1º lugar, Isabella Cosme dos Santos, do Colégio Dermeval Barbosa Moreira; 2º lugar, Mariah de Castro Arco e Flecha, da E. M. São Pedro da Serra; e 3º lugar, Ana Carolina Rodrigues, da E.M. Jardel Hottz.

Redação – "A importância da Euterpe” (7ª a 8ª série fundamental): 1º lugar, Lorraine Peres de Jesus, do Colégio Estadual Augusto Spinelli; 2º lugar, Talita Domingues dos Santos, C. E. Carlos Cortes Teixeira; e 3º lugar, Beatriz Rosa do Amaral, do C. M. Dermeval B. Moreira.

Redação – "A importância da Euterpe” (Ensino Médio): 1º lugar, Robson Junior Maciel; e 2º lugar, Maria Luana de Azevedo, ambas do Colégio E. Zélia dos S. Cortes.

 

Programação de dezembro

A programação do sesquicentenário da Euterpe Friburguense segue em ritmo intenso. Neste domingo, 1º de dezembro, a banda realiza o recital dos alunos de sua Escola de Música, com início às 10 horas, em sua sede. Entrada franca.

No sábado, 7, a banda representará Nova Friburgo na final da Maratona Estadual de Bandas, com concerto no Teatro João Caetano, no Rio, às 17h. 

No domingo, 14, das 9h30 às 12h, a Euterpe participa da conclusão dos cursos do Instituto Francisco Faria (Stam Metalúrgica). A empresa, parceira da banda friburguense, desenvolve com a agremiação programa de ensino da música através de um núcleo da Escola Maestro Samuel, em sua sede (Conselheiro Paulino), cuja primeira turma com 36 jovens receberá seus certificados do curso de Iniciação Musical.

 Na sexta-feira, 20, encerrando as atividades do Ano Euterpe, será realizada a "Cantata de Natal”, na Catedral São João Batista, com apresentação da banda e um coro de seis vozes, apresentando o espetáculo "Dois Traços”. Entrada franca.

 

O maestro Nelson José e parte da banda que reuniu veteranos e jovens músicos

 

Alunos premiados foram homenageados pela direção da Euterpe:

Manoel Ricardo Salgueiro, Francisco de Assis, Girlan Guilland e José Nilson

 

 O presidente da Banda Euterpe, Francisco de Assis da Silva, em seu discurso


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade