Detran desburocratiza processo de aproveitamento de cursos para a 1ª habilitação

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra

Com o intuito de dar maior celeridade e conforto ao candidato a motorista que não conseguiu concluir o processo de primeira habilitação no prazo de 12 meses, o Detran informa que, a partir desta quarta, 27, todos os procedimentos sobre o aproveitamento de cursos estarão informatizados, não sendo mais necessário realizar abertura de processo no edifício-sede do Departamento. Vale frisar que somente terá direito ao serviço o candidato que tiver o formulário Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) encerrado, com a data de inclusão maior do que 12 meses e menor do que 24 meses. Com isso, ele poderá utilizar os exames médicos já realizados, além de aproveitar as horas de aulas teóricas do curso já concluído.

Assim sendo, caso o candidato não consiga concluir o processo de primeira habilitação no prazo de 12 meses, conforme Portarias do Denatran nº 15/2005 e nº 429/2011 e § 3º do art. 2º da Resolução 168, ele poderá agendar o serviço através do teleatendimento ou do site do Departamento (www.detran.rj.gov.br), informando o número do Renach encerrado. O próximo passo após o agendamento será comparecer em qualquer posto do Detran, com o Duda de primeira habilitação pago, a fim de requerer um novo número de Renach.

Depois do procedimento, começará a contar novo prazo de 12 meses para o processo de habilitação, já com o novo número do Renach, com o candidato podendo escolher a autoescola de sua preferência.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade