(*) Hugo Leonardo Ferreira
Grandes corporações têm feito propagandas para que usemos nossos recursos financeiros investindo na bolsa de valores, podendo até em casos de empresas com capital público utilizarmos nossos recursos de FGTS. A promessa é de retorno alto do investimento feito.
Entretanto, todas essas propagandas nos chamam a atenção para a seguinte frase: "Esta é uma aplicação de risco”. Empresas como a Vale e Petrobras deram grandes retornos financeiros aos seus investidores, mas lembramos com tristeza de empresas que tiveram suas ações valendo poucos centavos, deixando alguns investidores com largo prejuízo.
A vida, amigo leitor, é uma grande operação de risco e todos nós somos investidores. Investimos em relacionamentos, vida profissional, vida espiritual e muitas outras áreas.
Nos grandes investidores figura o Técnico de Segurança do Trabalho (TST). Ele é sem dúvida um dos maiores investidores no quesito vida e um excelente analista de riscos. Ele sabe que as atividades têm riscos pequenos, médios e grandes e, com isso, todas as suas ações são de cunho prevencionista, com foco na preservação da vida. Ele faz a análise de riscos e em conjunto com as empresas promove melhorias para que as perdas sejam reduzidas a zero e os ganhos atinjam o ponto máximo para todos os envolvidos no processo produtivo.
Da mesma forma que muitos investem e perdem, o trabalhador também investe sua vida no trabalho, mas sem observar os riscos das atividades. Constantemente vemos trabalhadores sem o mínimo de segurança executando suas tarefas, esquecendo dos riscos e que poderão perder o bem maior: sua vida. Por isso o TST é insistente com os trabalhadores que insistem em investir errado. Se o trabalhador perde, todos perdem.
Neste dia 27 de novembro, Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, presto minhas sinceras homenagens a todos esses bravos homens e mulheres que escolheram fazer de suas vidas um constante investimento na vida de todas as outras pessoas.
(*) Hugo Leonardo Ferreira é técnico de Segurança do Trabalho <hugo@frionline.com.br>
Deixe o seu comentário