"Euterpe Friburguense: promessa que virou exemplo de superação.” O slogan que permeou todo o ano da comemoração do sesquicentenário da banda de música civil mais antiga do país ganhou contornos especiais na noite do último sábado, 23.
No salão social do Country Clube, um público seleto e animado participou do Baile da Superação, conduzido pela big band Orquestra Tupy, "a nº 1 do Brasil”. Os que compareceram ficaram muito satisfeitos principalmente pela oportunidade de diversão em alto nível, com uma das melhores orquestras brasileiras, proporcionando a muitos reviverem áureos tempos dos memoráveis bailes locais.
De Macaé a Nova Friburgo
Moradores do Cônego, o casal Gustavo Freire e a professora Nídia Guzzo fizeram questão de comparecer ao segundo baile com a Tupy que a Euterpe realizou, em conjunto ao Country Clube, este ano. Eles estiveram no Baile do Detalhe Verde, em abril, e disseram que não queriam perder o de agora. Para se ter uma ideia, Gustavo e Nídia foram a um evento de motociclismo em Macaé, na sexta-feira e na noite de sábado já estavam apostos na pista do salão social do NFCC.
Cordeirense, mas apaixonado por Nova Friburgo, onde reside há muitos anos, o participativo Jorge Plácido estava encantado com o show que a orquestra do maestro Bruno Rodrigues proporcionou. Além de cinco vocais, as coreografias dos músicos de sopro, desfilando e dançando em meio ao público na pista de dança, fazia lembrar os melhores carnavais.
Acompanhado da mulher, Maria da Graça Ferreira, que aniversariou na antevéspera do baile, quinta-feira, 21, o casal estava comemorando a data, com direito a "Parabéns pra você”, executado pela orquestra Tupy, cujo maestro citou o nome da aniversariante.
Tendo se iniciado às 22h30, o Baile da Superação atravessou a madrugada e terminou quase às 4h. Nem a chuva da noite do sábado foi empecilho para lotar o salão do clube.
Dois novos Comendadores
A noite também foi de homenagens. Assim como vem fazendo em vários de seus eventos este ano, a diretoria da SMBEF procedeu a entrega de mais dois títulos de sócio honorário, no grau de Comenda Embaixador do Sesquicentenánio.
A honraria foi criada para distinguir personalidades locais e nacionais como parte da celebração de seu 150º aniversário. O radialista Pedro Osmar e o empresário Flávio Godoy da Veiga, da indústria União Mundial, foram os agraciados da noite. Eles receberam a distinção, respectivamente, das mãos do vice-presidente Administrativo, Benites da Silva e do presidente do Conselho Deliberativo da Banda, José Nilson da Silva, ambos acompanhado do presidente Francisco de Assis Silva (Conselho Diretor).
A animação no baile foi tanta que até o presidente em exercício do NFCC, Júlio Cordeiro, e o vice-presidente de Cultura, Roosevelt Concy, acompanhados das respectivas esposas, dançaram os mais diversos ritmos, assim como diversos outros empresários locais presentes.
Várias pessoas se dirigiam aos diretores da Euterpe pedindo que realizem o baile novamente, ano que vem, sendo que o presidente Assis, em seu pronunciamento garantiu que já estão sendo acertados detalhes com a orquestra e a diretoria do Country, provavelmente em maio.
Ano Euterpe: recital de alunos, concerto no teatro João Caetano e Cantata de Natal na Catedral
Cumprindo os últimos eventos de sua programação comemorativa aos 150 anos, a agremiação musical tem ainda os seguintes eventos:
Domingo, 1º de dezembro, às 10h, em sua sede (Av. Euterpe Friburguense 53) – Recital dos alunos da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos. Entrada franca;
Sábado, 7/12 – Teatro João Caetano/Concerto da Banda Euterpe na Final da Maratona Estadual de Bandas;
Sábado, 14/12 – 9h30 às 12h – Instituto Chico Faria/Stam, conclusão das atividades deste ano, incluindo a entrega de certificados aos primeiros 36 alunos do núcleo de ensino da música, que aprenderam Iniciação musical;
Sexta-feira, 20/12 – 20h, na Catedral de São João Batista, o espetáculo "Dois Traços” e a Cantata de Natal. Entrada franca.
Deixe o seu comentário