Caminhando para a fase conclusiva da programação festiva do seu sesquicentenário, a banda Euterpe realiza dois eventos no sábado, 23. Enquanto vive a expectativa e a euforia para a apresentação, mês que vem, e em ritmo intenso de ensaios, visando o concerto da final da Maratona Estadual de Bandas, no Rio, a agremiação realizará no sábado, às 19h, o projeto Banda na Praça durante a Festa do Líbano, no Suspiro e, a partir das 22h, o Baile da Superação, no salão social do Country Clube, sob a animação da big band Orquestra Tupy.
O Concerto da "Festa do Líbano - Festival de Artes Dançando nas Alturas”, como parte do projeto cultural realizado mensalmente, sempre a cada quarto fim de semana, em parceria com a Prefeitura, terá a Banda-Escola da Euterpe, sob regência de Gilney da Silva OIiveira. A apresentação atende a um pedido do presidente da Casa do Líbano, o empresário Gilberto Sader, que comanda a organização do evento, que se inicia na sexta-feira, 22, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras, às 10h, na praça das Colônias pelo Dia Nacional daquele país, e se estenderá até o domingo, com várias atrações.
Superação, persistência e fé
Em sua segunda vinda à cidade, este ano, para animar festa promovida pela Euterpe, a renomada big band Orquestra Tupy vai realizar o Baile da Superação. Anteriormente, a orquestra, que tem como diretor musical o maestro Bruno Rodrigues, animou baile no mesmo Country, no dia 5 de abril passado. Desta vez o baile destaca o Ano Euterpe e a série de acontecimentos realizados em comemoração ao aniversário de 150 anos da mais antiga banda de música civil do país em atividade ininterrupta, que, nascida de uma promessa e como o mais forte exemplo de fé, se mantém ao longo dos tempos como prova de resistência e superação de seus diretores, músicos, alunos, abnegados e voluntários. Com reservas de mesas, ao custo de R$ 50 reais por pessoa, os convites estão se esgotando. (Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 22-2522-9552, 2521-1085 e 2522-9008.)
REPERTÓRIO – BANDA NA PRAÇA
Iniciando com o "Hino do Centenário de Nova Friburgo” (música do maestro Sérvio Lago e letra do poeta Franklin Coutinho), o repertório do concerto consta de: "Dobrado Glória” (F. H. Losey); "Marche Slave” (Tchaikovsky), com arranjo do próprio maestro Gilney; o choro "Dengoso” (Manoel Rodrigues), tendo como solista o jovem músico Guilherme Tardin (flauta); "St. Louiz Blues” (W.C. Handy), arranjo de Andrew Balent, tendo Kelvin Torres no solo de trompete; "Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, com arranjo do próprio maestro titular Nelson José; "Exodus” (Ernest Gold), arranjo de Costa Holanda; "A Banda”, (Chico Buarque); "Chariots of Fire” ("Carruagem de Fogo”), de Vanceliz e, finalizando, "Besame Mucho” (arranjo de Velasquez) e solo do naipe de trombones.
Realizado simultaneamente no Corredor Cultural da Praça das Colônias e no Teatro Municipal Laércio Ventura, o "Festival do Líbano - Dançando nas Alturas”, será oficialmente aberto nesta sexta-feira, 22, Dia Nacional do Líbano, com o hasteamento de bandeiras às 10h, e terá ampla programação durante o fim de semana, com direito a muita dança do ventre, quibes e esfirras.
No sábado, o festival se inicia às 10h, com Oficinas de Dança do ventre, seguindo-se apresentação da colônia japonesa, roda de capoeira, coral Galpão Cultural, danças folclóricas da colônia suíça, apresentações da Cia Mateus Costa; de hip-hop, com a Cia Coretto de Dança, bateria da Imperatriz de Olaria e apresentações de fado, com Fátima Serafim.
O Concerto da Euterpe Friburgunse (19h) será logo depois da missa, às 18h, na Capela de Santo Antônio, em homenagem ao Líbano. Já no domingo, 24, a abertura será às 14h, com apresentações no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, da Casa do Líbano, com companhias infanto-juvenis, ballet clássico com a Cia Bibiana de Sá (N. Friburgo), hip-hop da Cia Impacto Urbano, de Cordeiro, grupos de Dança do Ventre Casa do Líbano; show de gala com o artista libanês Tufic Nabak, Shaira Saiaad e Elaine Rolemberg, além da escolha da Miss Belly Dance, finalizando com apresentação do reconhecido cantor libanês Essa Junnis. Tudo isso ainda contando com estandes de vendas, gastronomia e comidas típicas.
Deixe o seu comentário