A prefeitura de Nova Friburgo e a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho, através do Centro de Cidadania LGBT, realizaram a 1ª Semana de Cidadania LGBT, de 12 a 17 de novembro. O evento foi aberto na Casa da Cultura com exposição fotográfica e seminário nos dias 13 e 14, com palestras sobre Sexualidade, Políticas Públicas/Legislação e Direitos LGBT, Informação Saúde LGBT, Homofobia na Escola e Nome Social, por especialistas da Uerj, OAB e instituições não governamentais como ABGLT, Arco-Íris e Comitê Carioca LGBT. O seminário Homofobia e Cidadania LGBT visou a qualificação de gestores e servidores públicos, além de segmentos da sociedade local e regional.
O superintendente dos Direitos Individuais Coletivos e Difusos/SEASDH e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Claudio Nascimento, participou da programação, estando presente também na 9ª Parada LGBT de Nova Friburgo, realizada no domingo, 17.
A Semana da Cidadania LGBT — com cinco dias de atividades — foi a primeira realizada na região utilizando outros espaços públicos da cidade, com palco na Praça Demerval Barbosa Moreira. Teve show de drags, futebol feminino na Quadra Poliesportiva São Pedro da Serra, roda de samba e a 1ª Caminhada de Mulheres Lésbicas, Bissexuais e outras Mulheres, na Avenida Alberto Braune, com parada em frente à prefeitura e no Centro de Cidadania LGBT. E ainda atividades em oficinas culturais de fotografia, percussão, malabares, produção cultural, artesanato e outros.
Às 18h, de domingo, após o ato público com discursos de autoridades, o prefeito Rogério Cabral enviou representante, Fernando Balassa, com um recado para os friburguenses: "Estamos construindo uma Nova Friburgo para todos, e sem homofobia”, disse, fazendo coro com o representante do Estado do Rio, Claudio Nascimento, e com a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Hanna Suzart - Serrana I, Silvia Furtado, que, além de oferecer todo o apoio ao Movimento Social LGBT, Mover-Se, abriu o desfile deste ano com o tema "O amor e a nossa resistência”.
Apesar do tempo chuvoso a parada contou com dois trios elétricos e desfilou pela Avenida Alberto Braune, com adesão da comunidade, que carregou a bandeira do arco-íris, símbolo do movimento LGBT. Às 22h foi realizado o show de encerramento, na Praça Dermeval.
O grupo Mover-Se, correalizador da parada, agradeceu o apoio das instituições de segurança, Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Autran e Prefeitura, que disponibilizou serviços de limpeza e estrutura, inclusive os trios. Os integrantes do Centro de Cidadania LGBT demonstraram satisfação com o evento: "Em 2014 vamos nos empenhar para ir mais fundo ainda na questão social e humanitária do nosso movimento”, resumiu Silvia Furtado. Informações: Centro de Cidadania LGBT- Avenida Alberto Braune 223, Centro. Tel: (22) 2523 7907.
Deixe o seu comentário