Gama e Euterpe prestam homenagem ao médico e político Feliciano Costa

quarta-feira, 20 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Gama e Euterpe prestam homenagem ao médico e político Feliciano Costa
Gama e Euterpe prestam homenagem ao médico e político Feliciano Costa

Em meio ao feriado prolongado pelos 124 anos da Proclamação da República, o Grupo de Arte Movimento e Ação e a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense prestaram uma bonita homenagem ao médico Feliciano Costa, com o descerramento de uma placa no imóvel de nº 18 da Rua Monte Líbano, em referência à residência-consultório do líder político, que teria completado 110 anos no último dia 28 de outubro.

Familiares, amigos e admiradores do saudoso médico e político participaram do evento que contou com execuções do Hino do Centenário de Nova Friburgo e Cisne Branco, pela Banda Euterpe. A idéia de instalar placas indicativas em outros imóveis relacionados a personalidades históricas friburguenses (a primeira placa inaugurada foi do músico Benito di Paula e depois, do ex-prefeito Paulo Azevedo) partiu do fundador do Gama, Julio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, que pretende continuar identificando, com a colocação de novas placas em imóveis que tenham valor histórico, imóveis considerados importantes para o setor turístico.

 

Da placa que identifica a residência-consultório de Feliciano Costa

foram feitas várias cópias para serem entregues aos seus familiares


Reconhecimento ao político e profissional

Momentos de muita emoção marcaram a cerimônia simples, mas de profundo significado. Após os hinos, familiares do homenageado receberam réplicas da placa, emolduradas com foto da escultura em papel machê, do artista plástico Zeppe, retratando Feliciano Costa.

O presidente da SMBEF, Francisco de Assis da Silva, comovido, tanto pelo momento quanto pelo privilégio de ter conhecido o médico, contou ter chegado a Nova Friburgo, em 1956, "um jovem de 14 anos, espontaneamente, apresentando-me para a campanha dele como voluntário”.

Ressaltando seu espírito jovial e alegre, que em seus comícios dançava e interagia com todo mundo, Assis lembrou "o político com letras maiúsculas, que foi de verdade um dos grandes nomes de Nova Friburgo”.

O comerciante italiano Antonio Lo Bianco, 98 anos - dos quais 84 vividos na cidade - deu depoimento igualmente emocionado. "Quem nos deu de presente o doutor Feliciano foi o Sanatório Naval, a Marinha do Brasil, aonde ele veio trabalhar como capitão-médico. Acabou por se tornar um de nossos maiores médicos”.

Com voz embargada, o "seu” Antonio ainda ressaltou que "também ele era o mais famoso e simpático médico de Nova Friburgo, cada vez mais solicitado”, lembrando ainda o jeito ativo, frenético, comparando-o a um "mosquito”, sob risos e concordância dos familiares. "Só o modo de receber as pessoas, faziam-nas se sentirem melhor”, assegurou. E finalizando, reiterou: "É preciso agradecer à Marinha, ao Sanatório, por nos proporcionar um de nossos melhores médicos”.

 

Terezinha recebe o quadro das mãos de Jaburu

 

 

Parentes exibem a foto que registra a homenagem ao ilustre médico e político

 

Neto e médico como o avô, Sergio destacou a perseverança e a empolgação pela Euterpe

Neto e primeiro médico da família, da geração seguinte ao avô, Sergio Eduardo Costa Sampaio olhou para a residência e disse que, vendo os músicos da banda ali presentes, vinha-lhe à mente as diversas vezes que ele e a Simone (sua prima, outra neta presente), eram chamados para, no dia do aniversário do avô, ver a banda passar. Segundo os familiares presentes, Feliciano fazia questão de sair e ir à frente da Euterpe ‘regendo-a’.

Dizendo que a sua convivência com o avô o ensinou muito, Sergio aproveitou para destacar o seu exemplo. "Ele era obstinado e perseverante, e foi a maior prova de quem quer, pode tudo”.

 

Parte da banda Euterpe propiciando a trilha sonora ao evento

 

Professor é homenageado com Comenda de Embaixador 

Entre as 150 personalidades cujos nomes foram aprovados pelo Conselho Deliberativo da Banda Euterpe para receber o título de sócio honorário, criado este ano pelo 150º aniversário da SMBEF, estava o professor Hamilton Werneck. Aproveitando sua estada na cidade, Assis da Silva fez a entrega da comenda ‘Embaixador do Sesquicentenário’ ao educador, que a recebeu das mãos do jovem músico Igor da Conceição, 12 anos. O clarinetista, um dos mascotes da Euterpe, aluno da Escola de Música Samuel Antonio dos Santos ascendeu este ano à banda principal, onde toca juntamente com o pai, o primeiro clarinetista Marcos da Conceição, e com a irmã Luana, além de primos e primas, na terceira geração de sua família na Euterpe, onde seu avô, Chico Bom, também foi clarinetista.

O presidente Chico Figueiredo e o fundador do Gama, Jaburu - acompanhados da pedagoga e diretora Maria Salete Lamego, jornalista Paulo Carvalho e assessor de imprensa Girlan Guilland – fizeram a entrega dos quadros aos familiares, como lembrança da data, assim como ao empresário Theófilo Rodrigues Pinto Neto (Gazoni Móveis) e a SMB Euterpe Friburguense. 


PARENTES AGRACIADOS

Therezinha da Costa Sampaio

Feliciano Costa Neto

Simone Pinheiro Costa

Sérgio Eduardo Costa Sampaio

Maria Luiza Costa Sampaio

Luiz Paulo Costa Sampaio

Antonio Carlos Costa Sampaio

Luna Motta

Solange da Costa Motta

Lorena Motta Buch

 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade