Cantagalo implanta acessibilidade nas calçadas do Centro

sexta-feira, 15 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Cantagalo implanta acessibilidade nas calçadas do Centro
Cantagalo implanta acessibilidade nas calçadas do Centro

Texto e fotos Gilmar Marques

A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está implantando rampas em vários pontos das calçadas do centro da cidade para facilitar o trânsito de pedestres portadores de necessidades especiais, além de outros que, em determinado momento, necessitam de um melhor acesso da rua para as calçadas e vice-versa, como mães com carrinhos de bebê, de compras de supermercados, entre outros. "O objetivo é facilitar ao máximo. Queremos, também, que o pedestre ande por nossa cidade com total segurança, principalmente aqueles que têm dificuldade de locomoção, como os cadeirantes, por exemplo”, explicou o prefeito Saulo Gouvea.

O prefeito também solicitou à Secretaria de Obras e Serviços Públicos que substituísse as rampas existentes em alguns pontos e que não apresentavam a inclinação padrão, prejudicando, principalmente, os cadeirantes. "Havia rampas de acesso completamente inclinadas, totalmente fora dos padrões recomendados e que contribuíam para a capotagem de uma cadeira de rodas, por exemplo, o que era um grande perigo. Agora, todas elas estão sendo alteradas e outras, em diversos pontos da cidade, estão sendo implantadas”, comentou o prefeito, acrescentando que essas rampas contam com pontos de fácil detecção por deficientes visuais, não só para alertá-los da existência do acesso fácil, mas para evitar acidentes com o desnível nesses pontos.

Saulo Gouvea também disse que o trabalho vem atender a uma obrigação da Prefeitura, que está cumprindo a Lei 4.326, de 12 de maio de 2004, que institui, no estado do Rio de Janeiro, a obrigatoriedade de adaptações e acessibilidade a idosos, pessoas com deficiência, entre outros casos.

Acompanhando todo o trabalho, o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Neife Lins, adiantou que o projeto vai mais além. "Não agora, pois o orçamento, ainda mais no final do ano, não nos permite. Mas, a partir do ano que vem nossa proposta é implantar sinalizações verticais e horizontais, em parceria com a Secretaria de Trânsito, adaptadas a deficientes visuais e auditivos. Queremos, a pedido do prefeito Saulo Gouvea, dotar a cidade de estrutura para que possa respeitar o nosso cidadão e ainda receber o visitante com conforto e qualidade”, encerrou o secretário.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade