Nova Friburgo recebe a partir desta sexta-feira, 15, a segunda edição do Encontro de Bio Arquitetura (EBA), que visa levantar discussões e trocas de experiências sobre formas de unir desenvolvimento, sustentabilidade e manejo de matérias-primas nos mais diversos tipos de edificações e também no reaproveitamento de resíduos.
Um dos destaques do evento promete ser a Oficina do Projeto Eco Moda, promovida pelo Sindvest em parceria com o Instituto Serrano de Economia Criativa com intuito de oferecer alternativa para a reciclagem das toneladas de resíduos da indústria de moda íntima do município. A atividade é gratuita e será das 11h às 17h, na Praça do Suspiro.
O Projeto Eco Moda é uma iniciativa da Superintendência de Território e Cidadania (STC), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em funcionamento desde setembro de 2012, na comunidade da Mangueira, no Rio. O foco do trabalho são cursos de qualificação profissional na área de moda sustentável que atende a jovens e adultos.
Através das atividades de corte e costura, modelagem, desenho de moda com moulage, estamparia com serigrafia e acessórios e bolsas e oficina de costura o projeto objetiva estimular a formação de uma nova consciência ambiental no que tange a produção da moda, através do reaproveitamento de materiais recicláveis. Para o presidente do Sindvest, Marcelo Porto, a realização da oficina é oportuna neste momento em que o Sindicato busca parcerias e caminhos para solucionar o problema do excesso de resíduo produzido diariamente pelas confecções. Esta parceria pretende, no futuro próximo, trazer para Nova Friburgo o projeto integralmente.
O EBA é realizado pelo Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec), em parceria com o Tibá (Instituto de Tecnologia Intuitiva) e Instituto Pindorama. Com produção da Lausanne Cultura Turismo e Entretenimento, o evento tem patrocínio do Sebrae, Energisa e Stam e apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, da Superintendência de Território e Cidadania e Inea e Prefeitura, A Voz da Serra, Rede InterTV e Sindvest (Sindicato do Vestuário de Nova Friburgo). Informações www.eba.eco.br.
Deixe o seu comentário