Com um expressivo número de moradores e produtores rurais de Lumiar e São Pedro, foi realizada no último fim de semana, no galpão da Ação Rural (Lumiar), a II Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo. Sob o título "Quem muda a cidade somos nós: participe”, foram tratados assuntos pertinentes à questão ambiental, desafios para ocupação territorial sustentável na região, com predominância de Mata Atlântica; regularização fundiária, saneamento básico, alternativas tecnológicas para agricultura sustentável e vocação geoeconômica destes dois distritos de Nova Friburgo.
A mesa da abertura foi formada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo, prefeito Rogério Cabral, Andréa Carestiato, representante do Ministério do Meio Ambiente, Cláudia Barbosa, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, Naim Pedro, administrador dos 5º e 7º distritos, vereador Ricardo Figueira, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, e Carlos Martins, representante do Inea e da APA de Macaé de Cima.
O secretário Ivison deu início aos pronunciamentos, elogiando a região, que considera um "santuário” ecológico. Andréa, que é friburguense, explicou que cabe ao Ministério do Meio Ambiente informar a todos as políticas públicas do setor e que o ministério tem como meta dar ênfase aos municípios. Para o secretário Ivison, a importância de Lumiar e São Pedro extrapola os limites do município e alcança os níveis estadual e nacional. Segundo ele, o Ministério do Meio Ambiente lançou recentemente o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que possibilitará a regularização fundiária e assim permitir que moradores e lavradores produzam mudas da Mata Atlântica, que tem 7% de sua área total na região. "Essa riqueza precisa ser recuperada e preservada, é um bem natural de um valor econômico muito grande”, observou.
Naim Pedro e Ricardo Figueira também falaram na abertura da conferência e coube a Rogério Cabral encerrar os pronunciamentos, tendo elogiado o esforço de Naim na administração de Lumiar e São Pedro. O prefeito informou sobre a chegada de uma patrulha mecanizada e a criação da subprefeitura dos dois distritos, onde os moradores poderão resolver assuntos relativos à administração municipal e demais órgãos públicos, sem precisar se deslocar ao Centro. Nesse sentido, ele enviou à Câmara projeto criando subprefeituras e uma delas contempla Lumiar e São Pedro da Serra. Agora, aguarda a aprovação da Câmara para iniciar a estruturação do novo órgão municipal na região. O recapeamento asfáltico entre Lumiar e São Pedro, com verba do Prodetur também foi anunciado pelo prefeito.
O evento apresentou os seguintes painéis: "Vocação geoeconômica dos 5º e 7º distritos de Nova Friburgo”, com Andréa Carestiato; "Área de Proteção Ambiental e os desafios de Nova Friburgo”, com Cláudia Barbosa; mesa de diálogo "Alternativas tecnológicas para a agricultura sustentável”, com representantes da Emater-Rio, Associação de Pequenos Produtores do Rio Grande e Secretaria Municipal de Agricultura, com moderação de Alda Oliveira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; "Alternativas para regularização fundiária nos 5º e 7º distritos de Nova Friburgo”, com representantes do Iterj, além de oficinas de trabalho por eixo temático escolhido para construção de ações prioritárias necessárias à região. Houve ainda uma rodada de diálogo - Situação do Saneamento Básico nos 5º e 7º distritos de Nova Friburgo, com Pedro Adnet, da Adnet Florestal, e Gleice Heringer, diretora do Colégio Estadual José Martins da Costa, de São Pedro, tendo como moderadora Viviane Melo, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de debate e assembléia com apresentação das ações prioritárias por eixo temático.
Deixe o seu comentário