De 14 a 17 de novembro a Associação dos Agricultores Familiares e Amigos da Comunidade de Vargem Alta (Afloralta) promoverá a 9º Festa da Flor, com o objetivo de encontrar novas alternativas de comercialização para os agricultores familiares vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como o Prosperar (agroindústria) e Florescer (floricultura). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo e associações de floricultores, agricultores orgânicos, truticultores, produtores de morango e da agroindústria da região.
Estão previstas atrações como exposição de flores, plantas, hortifrutigranjeiros e artesanato, oficinas, shows, danças e comidas típicas dos povos colonizadores, recreação infantil e muito mais. "Será também um evento turístico. A Praça do Suspiro vai virar um grande jardim, das 10h às 22h, e será ocupada por expositores de diversos produtos de Nova Friburgo, não apenas de flores e plantas ornamentais. Vamos aproveitar essa festa para mostrar produtos de Nova Friburgo”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, José Carlos Siqueira.
O lançamento da festa ocorreu nos dias 12 e 13 de outubro, no Colégio Municipal Ceffa Flores, em Vargem Alta, com a participação de aproximadamente 130 pessoas, em sua maioria composta de produtores rurais e familiares, que acompanharam a eleição das princesas e rainha da festa e desfrutaram de oficinas de pet, cursos de arranjos florais e buquês de noiva, além de shows e recreação infantil.
Durante o lançamento, Tânia Santos, artista floral, esteve em contato pela primeira vez com a comunidade de Vargem Alta: "Foi uma surpresa ver um local onde a tecnologia deu uma reviravolta. Os produtores estão engajados, recebendo bem as inovações, comprometidos com a qualidade, preocupados em trabalhar com a forma correta, e felizes com os resultados”, destacou.
A entrada para o evento é franca, e menores podem participar acompanhados dos responsáveis.
Deixe o seu comentário