AVC: Ministério da Saúde alerta para sinais da doença

quinta-feira, 31 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Na semana do Dia Mundial do AVC — Acidente Vascular Cerebral —, transcorrido terça-feira, 29 de outubro, o Ministério da Saúde alertou sobre os sinais da doença. Conhecido popularmente como derrame, o AVC é a principal causa de mortes no Brasil, com cerca de cem mil óbitos por ano. Apesar de atingir mais frequentemente pessoas acima de 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade. O coordenador geral de média e alta complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, descreve os principais sinais manifestados pela pessoa com AVC.

"Os principais sintomas que o paciente tem quando acometido por AVC são: diminuição ou perda da força de um dos braços, de uma das pernas ou de um lado da face, alteração da sensibilidade, formigamento na face, braço e perna, perda da visão de um olho, alteração da fala, fala enrolada, dor de cabeça e muitas vezes tontura e vômito. Quanto aos fatores de risco que podem levar ao AVC, os principais são: pressão alta, diabetes, colesterol elevado, fumo e principalmente alterações cardíacas”, explica. 

O coordenador geral de média e alta complexidade do Ministério da Saúde também falou que quanto mais rápido o início do tratamento da pessoa com AVC, maior a chance de recuperação. Para orientar a população sobre os perigos da complicação, este ano o Ministério da Saúde participa pela segunda vez da Campanha Mundial do AVC, com a impressão e distribuição de folders, cartazes, manuais, faixas e camisetas. 

José Eduardo Fogolin fala ainda da importância de orientar a população para prevenção do AVC e diminuição do risco de vida: "Na Campanha Mundial do AVC, em 2012, o Ministério da Saúde foi premiado com a melhor campanha em todo o mundo de prevenção ao AVC. No Dia Mundial do AVC é fundamental que a gente tenha essa orientação a todos. Hoje o AVC tem um cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde”. 

Em 2011 o Ministério da Saúde elaborou a "linha de cuidados ao AVC” na rede atenção às urgências no Sistema Único de Saúde. O documento foi criado para orientar os estados e municípios organizarem seus atendimentos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade